Saúde Amplia Faixa Etária De Vacinas Contra HPV E Meningite

Ministério da Saúde decidiu ampliar a faixa etária da vacina contra o HPV para meninos de 9 e 10 anos. Antes dessa mudança, apenas meninos a partir dos 11 anos podiam receber o imunizante. De acordo com informações do G1, a mudança iguala a indicação da vacina para meninos e meninas. Dessa maneira, será possível a vacinação contra HPV de qualquer pessoa entre os 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo.

A imunização contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países ao redor do mundo. O imunizante vem sendo mais e mais incluso nos programas nacionais de vacinação. Isso porque há respaldo em estudos que mostram que a estratégia possui impacto positivo. O principal deles diz respeito à prevenção de doenças causadas pelo vírus HPV, como alguns tipos de câncer. Dentre eles estão os de colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

Vacina HPV: quem deve tomar e para que serve? - Proteger Vacinas
Reprodução – Proteger Vacinas

Houve também mudanças sobre a vacinação contra a meningite. O documento pode ser lido aqui.

Mudança na vacina contra Meningite

O Ministério da Saúde, além disso, alterou a indicação da vacina meningocócica ACWY. Até então, o público alvo dessa vacina era formado apenas adolescentes de 11 e 12 anos. Com a mudança, o imunizante também será ofertado, temporariamente, para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. A indicação é tomar uma dose ou reforço, de acordo com a situação vacinal.

Dia Mundial de Combate à Meningite: "vacina é a melhor forma de prevenir a  doença", alerta especialista - Dia a Dia Notícia
Reprodução – Dia a Dia News

Sabe-se que o público em maior risco de contrair meningite é o de crianças menores de um ano de idade. Contudo, adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Por isso é importante imunizar esse público também.

Pesquisas também já demonstraram que as vacinas meningocócicas possuem uma resposta imune mais robusta em adolescentes. Nesse público, é observada a persistência de anticorpos protetores por um prolongado período. Por conta dessas evidências, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a incluir essa vacina no Calendário Nacional de Imunizações.

Alteração feita em julho

Em julho deste ano, o Ministério da Saúde também ampliou a faixa etária para a vacinação contra o Papilomavirus humano (HPV4).  Assim, depois dessa decisão, o imunizante vem sendo administrado em homens de até 45 anos de idade. Foram incluídos outros grupos, como transplantados, pacientes oncológicos ou vivendo com HIV/Aids. Falamos neste site a respeito dessa mudança, à época. Também naquela ocasião essa mudança ocorreu seguindo recomendações de sociedades científicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra o HPV é a principal forma de prevenir a infecção. E como comentamos acima, o HPV é um vírus relacionado à incidência de diversas doenças. Por isso é importante que ela seja tomada.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *