Programa Oferece Bolsas Em Escolas Particulares Em Todo País

Alunas e Alunos  terão chances de concorrer a bolsas de estudos para cursar o ensino médio em escolas particulares. Trata-se do projeto Somos Futuro 2023. Ele é um programa que concede bolsas para estudantes com baixas condições socioeconômicas.

As inscrições estão abertas até 25 de setembro. Para participar, é preciso estar no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública. Além disso, é preciso ter bom desempenho acadêmico, que será avaliado para a concessão da bolsa.

Há escolas parceiras do programa em vários lugares.

Programa Somos Futuro oferece 223 bolsas de estudos para alunos de baixa renda - Notícias Concursos
Créditos: reprodução

No total, serão ofertadas 223 bolsas de estudo para os três anos do ensino médio. Elas são distribuídas nas 143 escolas que são adeptas ao programa, distribuídas por 98 cidades de 19 estados. Aqui, é possível acessar a lista completa de escolas parceiras da Somos Futuro.

Sobre o programa

A seleção é uma iniciativa da organização educacional Cogna. Ela é realizada em parceria com o Instituto Somos, braço social da Somos Educação. Desde 2018, o programa já beneficiou mais de 590 estudantes.

Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa também conta com um programa de mentoria. Este é formado por voluntários(as) do Instituto Somos. Esse grupo é formado por profissionais que auxiliam as alunas e os alunos a desenvolver habilidades socioemocionais. O objetivo é dar suporte para estudantes planejarem o futuro e a carreira. Neste ano, 270 mentores voluntários estão orientando estudantes do 1º e do 3º ano do ensino médio.

Nesse sentido, o programa visa oferecer bolsas de formação que abrangem tanto o ensino médio quanto planejar a carreira profissional. Assim, estudantes podem ter um acompanhamento junto com o custeio do ensino na rede particular.

Como se inscrever?

As pessoas interessadas em participar devem acessar o site do Somos Futuro 2023, para se inscrever. Para fazer a inscrição, será necessário preencher uma ficha que é disponibilizada no site. Ali, também há um questionário socioeconômico, que também deverá ser preenchido.

Além disso, é enviar dois vídeos: um que fale sobre a história do candidato ou candidata, e outro sobre como a família lhe dará apoio na jornada de aprendizagem. Entre no link a seguir: www.institutosomos.org/somos-futuro/

O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias:

  • Análise socioeconômica;
  • Avaliação acadêmica online;
  • Entrevista online com voluntários do Instituto;
  • Entrevista com alunos e responsável (is) na escola escolhida.

Candidatos e candidatas que passarem em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2023 em uma das escolas parceiras do programa. Quem obtiver a bolsa contará com isenção de 100% das mensalidades, além de materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *