É FALSA Notícia De Perda Do Auxílio Por Não Responder Censo

O Censo Demográfico 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem sendo usado por criadores de fake news. Circula nas redes sociais a informação falsa de que pessoas que não responderem o Censo 2022 perderão o Auxílio Brasil.

Circula também outra informação absolutamente falsa relacionando a coleta de dados do Censo 2022 a uma fraude nas urnas. Diante da proximidade das eleições, fake news relacionadas a elas, como essa em questão, aumentam de maneira bastante substantiva. É preciso ter bastante atenção tanto para não cair em golpes, quanto para não acreditar e espalhar mentiras pela internet.

Todas essas mentiras, mal intencionadas e perigosas, foram desmentidas pelo IBGE, pelo Ministério da Cidadania e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mensagem falsa é utilizada desde 2014 e voltou agora com o Censo 2022
Mensagem falsa é utilizada desde 2014 e voltou agora com o Censo 2022 / Créditos: Jornal Extra

Em nota, o IBGE informa que “não são verdadeiras as informações que vinculam o Censo 2022 ao pagamento de qualquer programa social. As informações prestadas pelos entrevistados são mantidas em completo sigilo pelo IBGE, sendo apenas utilizadas para compor estatísticas para o conjunto da sociedade”.

Por sua vez, o Ministério da Cidadania explicou que o Auxílio Brasil só é cancelado devido a inconsistências no CadÚnico. Mesmo assim, antes do corte, a pessoa que recebe o benefício é avisada. Dessa maneira, ainda haverá uma possibilidade de regularizar a situação antes disso acontecer.

Já explicamos neste site os diversos cenários nos quais é possível ter o Auxílio Brasil cortado. Leia aqui.

Importância do Censo 2022

O Censo que ocorre em 2022 era para ter acontecido em 2020. Porém, a pandemia de covid-19, juntamente com cortes substanciais do governo federal, fizeram com que ele fosse adiado e começasse somente agora. É importante esclarecer, diante disso, sua importância.

O Censo 2022 começou em 1º de agosto, com mais de 183 mil recenseadores (as). Esses(as) profissionais visitarão 75 milhões de residências nos 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.

De acordo com o IBGE, o Censo 2022 visa saber o tamanho da população, estimada, atualmente, em 215 milhões de habitantes. Além disso, o Censo permite tirar uma “fotografia” detalhada da população brasileira. Ela serve para mostrar as principais caraterísticas socioeconômicas do país. No caso, dados como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.

Com base nesses dados é que as políticas públicas e programas sociais serão elaborados nos próximos anos.

Dúvidas sobre recenseadores

De toda forma, quem receber a visita de recenseador ou recenseadora na sua casa, pode ter alguma dúvida. Pode, por exemplo, questionar se a pessoa que faz a visita trabalha mesmo ou não no IBGE. Pode-se ter, por exemplo, receio de se tratar de alguém que se passe por estes profissionais com a intenção de entrar nas casas das pessoas.

Para fazer devida identificação de seus profissionais, o IBGE disponibiliza o telefone 0800-721-8181 e o site https://respondendo.ibge.gov.br/.

Qualquer pessoa, incluindo zeladores ou porteiros de prédios/condomínios (para permitir ou não a entrada de quem se apresenta como recenseador) pode fazer essa checagem.

Confira como identificar o recenseador do IBGE
Divulgação – IBGE
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *