A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da sua Secretaria de Habitação, informou que iniciou novo cadastro habitacional. Na última segunda-feira (26/08), abriu o agendamento para inscrição no programa habitacional Minha Casa Minha Vida.
O cadastro habitacional em São Gonçalo será pelo aplicativo Colab, disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS.
Serão disponibilizadas 504 vagas. Ao todo, São Gonçalo disponibilizará para a população 21 dias de atendimento em setembro. Além disso, haverá ainda atendimentos previstos para o mês de agosto.
O cadastro no programa pode ser realizado por moradores e moradoras que ainda não tenham inscrição no Minha Casa Minha Vida no município. O objetivo é facilitar o acesso ao programa com informações sobre quem tem direito a participar e como se inscrever.
Para se inscrever, além de residir no município fluminense de São Gonçalo, é preciso ter o NIS – Número de Identificação Social atualizado. Para tanto, é necessária a inscrição no CadÚnico – Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
Inscrições para o Minha Casa Minha Vida em São Gonçalo pelo aplicativo
Pelo aplicativo Colab, gonçalenses conseguem agendar a data e o horário para o atendimento presencial. Esse atendimento será feito por servidores e servidoras da Secretaria de Habitação de São Gonçalo. No atendimento, deverão apresentar os documentos necessários para realizar a inscrição no programa.
A Secretaria de Habitação de São Gonçalo irá fazer atendimentos no Partage Shopping. O endereço é o seguinte:
- Avenida Presidente Kennedy, n° 425, sala 145, Centro
Através do aplicativo Colab, moradoras e moradores de São Gonçalo também respondem a consultas públicas. Com ele, o poder público ouve a população sobre intervenções programadas para a cidade.
Além disso, outras informações de interesse do cidadão e cidadãs gonçalenses são compartilhadas através da plataforma. Entre elas, estão:
- Vacinação
- Emergências climáticas
- Interdição de vias públicas
Critérios para se inscrever na ação habitacional
Para participar do processo de seleção em São Gonçalo, é necessário estar no critério de renda da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida. Além disso, é preciso residir no município há, no mínimo, três anos. Como dissemos acima, é necessário também possuir cadastro no CadÚnico atualizado.
Além desses critérios, a pessoa não pode ter imóvel em qualquer lugar do país. A inscrição é gratuita. Ela será efetuada somente com a documentação completa e atualizada, sendo pessoal e intransferível.
No ato da inscrição deverão ser apresentados originais e cópias dos seguintes documentos:
- Identidade e CPF
- Certidão de casamento ou união estável
- Certidão de nascimento (filhos menores de 18 anos)
- Carteira de trabalho (todas as pessoas do núcleo familiar acima de 16 anos, mesmo não trabalhando)
- Comprovante de residência atual
- Comprovante de tempo de moradia no município
- Contracheque ou comprovante de renda dos últimos três meses
- Pessoa com deficiência deve apresentar laudo médico com CID.
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG
Pesquise Artigos