O Ministério da Saúde publicou, neste sábado (4), notas técnicas sobre vacinas contra covid-19. Nela, fica recomenda a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos de idade. Além de pessoas nessa faixa, a recomendação se estende a trabalhadores e trabalhadoras da saúde de todas as idades.
A nota técnica nº 36/2022 pode ser lida aqui. A nota técnica nº 37/2022 pode ser lida aqui.
Assim sendo, a nova aplicação do imunizante passa a ser recomendada para essa faixa etária em todo o território nacional. Antes, era válida apenas para quem tem mais de 60 anos. Com efeito, a aplicação continua sendo de responsabilidade das autoridades municipais e estaduais. Assim, novos cronogramas de vacinação deverão ser divulgados em breve.
Veja o vídeo sobre Conecte SUS no Canal Programas Sociais BR dê seu like se gostar e se inscreva para ficar sabendo dos diversos Programas Sociais::
A orientação só vale para quem já tomou a primeira dose de reforço ou terceira dose há mais de quatro meses.
A nota técnica justifica a adoção da medida. “As novas orientações, publicadas em notas técnicas, consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa-etária e para os trabalhadores de saúde, com maior risco de contaminação”, diz.
Estados que se anteciparam
Antes da nota do Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose de reforço (ou 4ª dose) para esse público já tinha sido antecipada em alguns estados. Foram eles o Distrito Federal, Amazonas, Piauí e Mato Grosso do Sul. Em Pernambuco, a nova dose já estava liberada a partir dos 55 anos de idade.
As vacinas disponibilizadas para a quarta dose são as da Pfizer, Janssen e Astrazeneca. Seguindo o que já se praticava com a dose de reforço, isso independerá da dose anteriormente aplicada. Cabe reforçar que o registro das doses anteriormente tomadas constam nos dados do aplicativo Conecte SUS.
Até o dia 04/06/2022, 43,58% da população brasileira recebeu a primeira dose de reforço contra a covid-19. Por sua vez, 77,43% já tomou duas doses ou dose única da vacina. Com efeito, outras 83,13% foram vacinadas com pelo menos uma dose do imunizante. Esses dados podem ser conferidos no site Our World in Data.
Nova onda?
Há um temor de estarmos entrando em uma quarta onda de infecções de covid-19 no Brasil. De acordo com as informações do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), o país vem aumentando o número de casos. Atualmente, a média móvel é de 31 mil novos casos por dia. Há pouco mais de um mês, no final de abril, essa taxa estava em 12 mil.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Covid-19 já é motivo de 59,6% das hospitalizações por infecções nas vias aéreas registradas nas últimas semanas. Entre os motivos que explicam o avanço dos casos estão o afrouxamento de medidas de segurança e o surgimento de novas variantes.
Para se prevenir da nova onda, recomenda-se:
- Manter a vacinação em dia
- Uso de máscaras em ambientes fechados, independentemente das regras municipais
- Fazer testes em caso de sintomas
- Em caso de teste positivo, manter-se em isolamento pelo período recomendado por médicos(as)
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos