Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Nove Estados Já Exigem Passaporte Da Vacina

Conecte SUS Vacinação e HospitalizaçãoUm levantamento feito pelo jornal A Tarde e publicado 12/10/2021 mostra que nove estados brasileiros adotam alguma exigência de passaporte vacinal. Trata-se de exigências que, ainda que com algumas diferenças entre elas, exigem comprovação de vacina para entrar em eventos públicos.

Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins são os estados que já exigem o “passaporte da vacina”. A Fiocruz, em boletim publicado em outubro, recomenda que essa medida seja adotada em todo o Brasil. Existe ainda iniciativas a nível municipal, como é o caso da cidade de São Paulo.

Advertisements

Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte ainda não se posicionaram ainda sobre medidas nesse sentido. Por sua vez, São Paulo e Minas Gerais deram aos municípios autonomia para implementar ou não o passaporte. Já Acre, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Sergipe se posicionaram contra a adoção do passaporte vacinal. Por fim, nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Rondônia e Roraima há análise sobre adoção ou não do procedimento.

Cabe ressaltar que o passaporte vacinal exige que a pessoa esteja em dia com a vacinação conforme os calendários vacinais das prefeituras e estados. Assim, uma pessoa que ainda espera pela segunda dose é considerada alguém com vacinação em dia.

Advertisements

Como obter o passaporte vacinal?

Em todos os estados, o documento que certifica estar em dia com a vacinação pode ser obtido pelo aplicativo Conecte SUS. O aplicativo Conecte SUS apresenta opções para baixar o documento inclusive em línguas estrangeiras. Para obtê-lo, basta fazer o download gratuito do aplicativo nesse site e instalá-lo.

Depois de feita a instalação, basta cadastrar com o CPF, além de criar login e senha que a opção de emitir informações sobre a vacina.

Advertisements

Outra opção é usar o próprio cartão ou caderneta de vacina emitidos nas unidades de saúde, quando da aplicação do imunizante. Ele também tem valor comprobatório. Por fim, em cidades como São Paulo há a opção de ser feita a emissão do documento mediantes acesso a aplicativo disponibilizado pela prefeitura.

Vacinação no Brasil

De acordo com o Consórcio de veículos de imprensa, a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, o Brasil tem 99.657.382 pessoas que tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra covid-19. Esse número equivale a 46,72% da população que, até o momento, está com o esquema vacinal completo.

Os estados com maior porcentagem da população totalmente imunizada até o último dia 11 (domingo) são: São Paulo (61,01%), Mato Grosso do Sul (60,22%), Rio Grande do Sul (53%), Paraná (50,04%) e Espirito Santo (47,64%).

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Acre Institui Passaporte De Vacina Em Todo o Estado

No estado do Acre, a entrada em restaurantes, bares, festas, buffets, shows e outros eventos …

Conecte SUS Vacinação e Hospitalização

Ceará Institui Passaporte Da Vacinação Em Todo o Estado

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou a exigência do chamado Passaporte da Vacinação em …

Certificado Pelo Conecte SUS

Florianópolis Divulga Regras De Passaporte Da Vacinação

A Prefeitura de Florianópolis divulgou que o decreto municipal com as regras para Comprovação da …