Certificado Pelo Conecte SUS

RS Exigirá Passaporte Vacinal a Partir De 18 De Outubro

Certificado Pelo Conecte SUSNo estado Rio Grande do Sul, na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, entra em vigor a exigência de um Passaporte Vacinal ou Passaporte da Vacina. No caso, todas as pessoas precisaram comprovar estarem em dia com a imunização contra a covid-19 no acesso a atividades coletivas.

As atividades coletivas nas quais se exigirá o chamado passaporte vacinal estarão divididas em cinco categorias. Uma delas será a exigência do passaporte para acesso a competições esportivas, como no caso de entrar em estádios de futebol. Os estádios já vem adotando essa exigência.

Advertisements

Um segundo tipo de evento são os eventos sociais, infantis e de entretenimento, como casas noturnas, por exemplo, nos quais irá vigorar a mesma exigência.

O terceiro tipo de evento que exigirá o passaporte vacinal são as feiras e exposições corporativas e similares. Em quarto lugar, apresentações em shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos e similares. Por fim, o quinto tipo se refere a parques temáticos e de diversão e similares, situações consideradas atividades de alto risco de contaminação por Coronavírus, que também deverão exigir o passaporte.

Advertisements

No Rio Grande do Sul, o passaporte vacinal é recomendado desde o dia 1º de outubro. Contudo, os estabelecimentos ganharam um prazo até domingo, 17, para se organizarem para cumprirem exigências. Até lá, os estabelecimentos deverão seguir as determinações e protocolos que já estão em vigor.

Como obter o passaporte vacinal?

O comprovante de vacinação oficial pode ser obtido no aplicativo Conecte SUS ou sem aplicativo no celular ou computador. Ele pode ser baixado gratuitamente aqui. Uma vez baixado, basta fazer um cadastro com o CPF, criando login e senha, e será possível emitir o passaporte vacinal. Aqui explicamos como obter o passaporte via ConecteSUS.

Advertisements

Outra forma é por meio da caderneta ou cartão de vacinação, que já emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou outro órgão governamental. Esse documento é preenchido e concedido quando se recebe o imunizante em uma unidade de saúde.

Exigência de testes

Além da exigência do passaporte vacinal, será exigido que alguns tipos de evento condicionem a entrada das pessoas à apresentação de testes recentes de covid-19. Festas, casas noturnas e bailes, por exemplo, deverão adotar esse procedimento caso tenham público de 401 a 800 pessoas, assim como eventos corporativos com público de 2.501 a 10 mil pessoas.

Se não exigirem o exame negativo para covid-19 ou a comprovação da vacinação, festas não poderão ter pista de dança e devem manter a antiga ocupação de até 350 pessoas. Além disso, as feiras corporativas deverão manter o antigo limite de 2,5 mil participantes.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vacina Covid Cadastro de Vacinação

Entenda a Recomendação Da Anvisa Sobre 3ª Dose Da Vacina

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou recomendações sobre o reforço …

Certificação Vacinação No Brasil e Viagem ao Exterior

Como Obter a Certificação Da Vacinação Uso No Brasil e No Exterior

Recentemente, muitas cidades tem adotado a obrigatoriedade de comprovar estar em dia com a vacinação …

Renda Básica Permanente

Senado Transforma Renda Básica Em Direito Social

O Senado aprovou na última terça-feira (9/Novembro/2021), em dois turnos, uma proposta de emenda à …

One comment

  1. Alejandra Baranguá

    Serão aceitos passaportes da vacina para residente no RS que tenham sido vacinados no Uruguai?
    Como ficam essa grande quantidade de Uruguaios residentes e Brasileiros de dupla nacionalidade, que foram vacinados pelo Uruguai?