Como Obter Passaporte Da Vacina No Espírito Santo

Certificado Pelo Conecte SUSO avanço da vacinação contra a Covid-19 tem permitido que o governo do Espírito Santo (ES) avance também nas permissões de atividades com público. Assim sendo, há previsões para os próximos meses do restabelecimento de várias atividades que foram suspensas em virtude da pandemia.

A partir de novembro, por exemplo, quando passará a vigorar mudanças no mapa de risco com a inclusão do risco muito baixo para a doença, o ES irá liberar locais de shows para receber 100% de sua capacidade. Contudo, para que isso aconteça, a entrada das pessoas estará condicionada ao chamado “Passaporte de Vacina” ou “passaporte sanitário”.

Dessa maneira, cada frequentador dos eventos deverá comprovar que está com o esquema de vacinação completo contra a covid-19. Para tanto, será obrigatória a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação. Para obtê-lo será fácil e explicaremos mais adiante.

Cabe aqui ressaltar que a exigência não valerá somente para shows. Assim, eventos sociais, cinemas e boates e outros eventos com público terão de exigir o documento. A tendência já vem sendo observada em vários estados brasileiros. Até o momento, nove estados da federação adotaram alguma legislação no sentido de exigir algum passaporte da vacina.

Como emitir o Certificado Nacional de Vacinação, ou o “Passaporte da Vacina”?

Qualquer pessoa que já tomou duas doses de imunizante contra a covid-19 ou dose única no caso de vacina Jansen pode emitir o certificado. A emissão é feita de forma online e gratuita, podendo ser executada diretamente de qualquer smartphone.

Para tanto, basta a pessoa acessar o site: www.conectesus-paciente.saude.gov.br/ (O SITE DO CONECTE SUS ESTÁ FORA DO AR POR HAQUER, VAMOS AGUARDAR) ou baixar o aplicativo do Conecte SUS, que pode ser baixado gratuitamente e na App Store (para iOS) e no Google Play (para Android), nele você vai precisar ter conta ou abrir no Gov BR.

Depois, basta seguir os passos abaixo e emitir o certificado. Veja no vídeo a seguir importantes informações esclarecedoras sobre este assunto:

Passo a passo de como emitir o Certificado pelo Conecte SUS

  1. Primeiramente, é necessário criar login e senha no aplicativo;
  2. Ao entrar no sistema com o CPF e a senha, basta o usuário ir em vacinas e clicar em qualquer uma das doses;
  3. Na tela que abrir aparecerá, no rodapé da página, o botão “Certificado de Vacinação”;
  4. O documento aparecerá com os dados pessoais e da vacina na frente e um QR Code, que validará o certificado em todo o território brasileiro.

Cabe ressaltar que há a opção de emitir o certificado em língua estrangeira, em inglês ou espanhol. Além disso, em caso de impossibilidade da emissão online, o cartão o caderneta de vacina, emitido pela unidade de saúde que aplica a vacina, tem validade comprobatória.

Por fim, para não depender de conexão com internet no smartphone ou outro dispositivo móvel, o Conecte SUS permite que o Certificado Nacional de Vacinação seja baixado em PDF.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vacina Contra Gripe Influenza

Vacinação Da Gripe Em São Paulo Calendário 2023

Sabemos que todos os anos há a vacinação contra a gripe Influenza, porém nesse ano de …

Vacina Contra Gripe Influenza

Divulgado o Calendário De Vacinação Contra a Gripe 2023

A campanha para a vacinação 2023 contra a Gripe segue no Brasil. Agora, depois do …

Comprovante de Vacinação

Programa Nacional De Vacinação de 2023: Cronograma Completo

Como explicamos aqui, a aplicação das vacinas bivalentes contra covid-19 no Brasil começarão no próximo …

One comment

  1. Olá
    Eu não possuo CPF porque fiquei ilegal aqui e agora preciso voltar urgente pro Chile meu país natal e eles estão exigindo a carteira internacional de vacina , por favor preciso da sua ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *