Fim da Pandemia a Previsão

Fiocruz Projeta Possível Fim Da Pandemia No Início De 2022

Fim da Pandemia a PrevisãoNa primeira semana de outubro de 2021, o Brasil deverá alcançar a terrível marca de 600 mil vidas perdidas para a covid-19. Além delas, há ainda um desconhecido, porém sabidamente expressivo número de pessoas sequeladas pela doença. Mais que isso, o peso psicológico e traumas dos longos períodos de isolamento, perdas de amigos e parentes e constante medo de contrair a doença tornar-se-ão marcas com as quais lidaremos por muitas gerações.

Contudo, o último boletim quinzenal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) projeta que esse pesadelo da Pandemia deve estar próximo do fim. De acordo com o boletim, o avanço da vacinação, junto com o uso de máscaras e medidas restritivas adotadas por estados e prefeituras fizeram o número de mortes e internações caírem.

Advertisements

Segundo o boletim divulgado no início de outubro pela Fiocruz, os dados obtidos em 27 de setembro mostram o predomínio de “pequenas quedas ou relativa estabilidade no indicador (ocupação das UTIs) nos estados, com 25 das 27 unidades da Federação fora da zona de alerta (taxas inferiores a 60%)”. Esperado o FIM nos primeiro semestre de 2022!!

Desde o início da pandemia, o boletim da Fiocruz vem sendo divulgado de 15 em 15 dias. A Fiocruz também incentiva que o chamado passaporte vacinal seja adotado por todo o Brasil. Segundo o boletim, a adoção da exigência do documento estimula as pessoas a vacinarem, o que é fundamental para conter a doença.

Advertisements

Medidas restritivas ainda serão necessárias

Apesar do tom otimista do boletim da Fiocruz, o uso de máscaras, evitar aglomerações e a constante higiene nas mãos com água, sabão e/ou álcool gel ainda serão fundamentais. De acordo com o boletim, “o momento exige cautela para se evitar reveses indesejáveis. O fim da pandemia não representará o fim da ‘convivência’ com a Covid-19, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos mais localizados.”

O que o documento indica é que existe expectativa de que depois do fim da pandemia ainda tenhamos de conviver com a covid-19. Porém, essa convivência acontecerá em situações de eventuais surtos, de proporções infinitamente menores que a pandemia global.

Advertisements

De toda forma, o fim da pandemia não significará abandonar de todo hábitos que adquirimos desde março de 2020, como o uso das máscaras.

Importância da vacinação

Finalmente, para que a pandemia fique sob controle, será necessário manter o avanço da vacinação. “Em termos globais, é fundamental que a vacinação se expanda em países de baixa renda, onde os percentuais da população vacinada ainda são muito baixos. O mundo não estará livre da Covid-19 enquanto ela for uma ameaça em algum lugar do planeta”, completa.

Dessa maneira, expandir a vacinação para regiões onde ela ainda tem sido pouco aplicada ajudará a conter o surgimento de novas variantes e surtos da covid-19, potencialmente graves e que podem se espalhar.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Passaporte Vacina esaudesp Para Entrar Em Estabelecimentos

SP Passaporte De Vacina Para Entrar Em Estabelecimentos

Em São Paulo Capital, será obrigatório tomar vacina contra a covid-19 para entrar nos estabelecimentos …

ConecteSUS não vem emitindo certificado para quem tomou 2ª dose diferente da 1ª

Pessoas que receberam a imunização heteróloga, ou seja, a segunda dose de marca diferente da …

Comprovante de Vacinação

Boletim Da Fiocruz Recomenda Passaporte Da Vacina Em Todo o Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, na última nesta sexta-feira (1º/10), um novo  Boletim do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *