Fim da Pandemia a Previsão

Fiocruz Projeta Possível Fim Da Pandemia No Início De 2022

Fim da Pandemia a PrevisãoNa primeira semana de outubro de 2021, o Brasil deverá alcançar a terrível marca de 600 mil vidas perdidas para a covid-19. Além delas, há ainda um desconhecido, porém sabidamente expressivo número de pessoas sequeladas pela doença. Mais que isso, o peso psicológico e traumas dos longos períodos de isolamento, perdas de amigos e parentes e constante medo de contrair a doença tornar-se-ão marcas com as quais lidaremos por muitas gerações.

Contudo, o último boletim quinzenal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) projeta que esse pesadelo da Pandemia deve estar próximo do fim. De acordo com o boletim, o avanço da vacinação, junto com o uso de máscaras e medidas restritivas adotadas por estados e prefeituras fizeram o número de mortes e internações caírem.

Advertisements

Segundo o boletim divulgado no início de outubro pela Fiocruz, os dados obtidos em 27 de setembro mostram o predomínio de “pequenas quedas ou relativa estabilidade no indicador (ocupação das UTIs) nos estados, com 25 das 27 unidades da Federação fora da zona de alerta (taxas inferiores a 60%)”. Esperado o FIM nos primeiro semestre de 2022!!

Desde o início da pandemia, o boletim da Fiocruz vem sendo divulgado de 15 em 15 dias. A Fiocruz também incentiva que o chamado passaporte vacinal seja adotado por todo o Brasil. Segundo o boletim, a adoção da exigência do documento estimula as pessoas a vacinarem, o que é fundamental para conter a doença.

Advertisements

Medidas restritivas ainda serão necessárias

Apesar do tom otimista do boletim da Fiocruz, o uso de máscaras, evitar aglomerações e a constante higiene nas mãos com água, sabão e/ou álcool gel ainda serão fundamentais. De acordo com o boletim, “o momento exige cautela para se evitar reveses indesejáveis. O fim da pandemia não representará o fim da ‘convivência’ com a Covid-19, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos mais localizados.”

O que o documento indica é que existe expectativa de que depois do fim da pandemia ainda tenhamos de conviver com a covid-19. Porém, essa convivência acontecerá em situações de eventuais surtos, de proporções infinitamente menores que a pandemia global.

Advertisements

De toda forma, o fim da pandemia não significará abandonar de todo hábitos que adquirimos desde março de 2020, como o uso das máscaras.

Importância da vacinação

Finalmente, para que a pandemia fique sob controle, será necessário manter o avanço da vacinação. “Em termos globais, é fundamental que a vacinação se expanda em países de baixa renda, onde os percentuais da população vacinada ainda são muito baixos. O mundo não estará livre da Covid-19 enquanto ela for uma ameaça em algum lugar do planeta”, completa.

Dessa maneira, expandir a vacinação para regiões onde ela ainda tem sido pouco aplicada ajudará a conter o surgimento de novas variantes e surtos da covid-19, potencialmente graves e que podem se espalhar.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Quarta Dose Reduz Ainda Mais 78% Taxa De Morte Por Covid-19, Diz Estudo

Pessoas idosas que receberam a quarta dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 tiveram …

Vacina Covid Cadastro de Vacinação

SP Aplica Quarta Dose Da Vacina Contra Covid-19 Para 80 e 60 Anos

A partir da próxima segunda feira (21/03), o estado de São Paulo vai começar a …

Vacinação Covid 19 Quarta Dose

Paraná Aplica 4ª dose Da Vacina Contra Covid Em Idosos

Em reunião da Comissão Inter-Gestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) na última quinta-feira (24), gestores da …