O Que Mudou No Novo Sistema CadÚnico?

Novo CadÚnico o Que MudouO CadÚnico é conhecido como o Cadastro Único de cada cidadão que garante o recebimento de vários benefícios que são voltados as pessoas que possuem uma renda mais baixa, mas você sabia que o programa passa por mudanças de forma constante? Entenda abaixo O Que Mudou No Novo Sistema.

O Cadastro único foi uma ferramenta criada por meio do próprio Governo Federal na época do Lula a fim de tornar mais fácil a contabilização de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, e a partir dos dados que são coletados por meio do cadastro várias famílias são integradas nos programas Sociais que melhoram a condição vivida pelas mesmas.

Dentre diversos programas sociais que estão ligados ao Cadastro Único temos o bolsa família, o beneficio de prestação continuada entre muitos outros, porém vale ressaltar que a inscrição do cidadão no cadastro não garante que o mesmo receba benefícios pois uma série de fatores serão avaliados.

Recentemente o cadastro único passou por diversas mudanças e agora o sistema incluiu a figura do RL que seria o REPRESENTANTE LEGAL, para cidadãos que tenham menos de dezesseis anos que moram nos abrigos públicos e que não possuem nenhum vinculo familiar em que possam buscar auxilio ou ajuda.

Como Funciona

Sendo assim com esse novo meio “Representante Legal” os brasileiros que não tenham um responsável familiar e legal podem ser cadastrados na base dos dados, e segundo o secretário nacional do Cadastro Único Tércio Brandão o sistema hoje abriga trinta milhões de famílias baixa renda, responsável por vinte e sete programas para cidadãos em vulnerabilidade.

Com a inclusão do RL o cadastro do cidadão é feito no CRAS, centro de assistência social do local em que se reside localizados nas prefeituras de cada cidade, o registro a ser feito é responsabilidade do RF que realiza o registro e aguarda a liberação.

Atualmente após essa atualização nas regras e a inclusão do RL em meio ao sistema do CadÚnico os gestores do município podem realizar a inscrição de pessoas menores de dezesseis anos que não possuam vinculo familiar em meio a base dos dados ficando sob suma responsabilidade dos gestores de cada local.

Como Se Inscrever

Para se inscrever no Cadastro Único você pode seguir passos simples, somente será necessário que o responsável familiar ou o responsável legal compareça até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de sua cidade levando alguns documentos em mãos para realizar a inscrição, veja pela página do Governo: www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-se-no-cadastro-unico-para-programas-sociais-do-governo-federal.

Os documentos seriam a certidão do nascimento, o RG e o CPF, o titulo de eleitor, a carteira de Trabalho do cidadão, bem como a certidão de casamento do mesmo se constar e se o cidadão convive em núcleo familiar será necessário que o mesmo apresente os documentos de todos os membros que fazem parte da família.

Para acompanhar o andamento de processos em programas sociais atualmente existe disponível o aplicativo do Cadastro Único, para baixar basta que você acesse a loja do seu celular e pesquise por “CadÚnico” após baixe o aplicativo e configure seu acesso, o aplicativo está disponível para Android e iOs, neste link: www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/.

BOA SORTE !!

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

Programa Entrada Moradia é Lançado No Ceará

Ocorre nessa segunda-feira (27/05) o lançamento do programa Entrada Moradia. Trata-se de uma ação habitacional …

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *