Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente

Veja Se Seu CPF Foi Usado Irregularmente Para Receber Auxílio

Veja Se Seu CPF Foi Usado IrregularmenteSão bem noticiados pela imprensa muitos casos em que pessoas recebem o auxílio emergencial de forma irregular. É provável que existam, de fato, muitos fraudadores do programa de transferência de renda que façam o recebimento ilegal intencionalmente. Porém, muitas pessoas que são acusadas do recebimento desse e de outros benefícios governamentais podem ter tido seus dados usados por criminosos.

Desde 2020, multiplicaram-se os vazamentos de dados de bases governamentais. Entre eles, muitos dados referentes ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de muitos contribuintes. Esse dado pode ser e vem sendo muito usado em fraudes das mais diversas.

Advertisements

A boa notícia é que é possível tanto conferir se seus dados foram vazados quanto conferir se foram usados para cometer algum tipo de irregularidade. Fazer isso, inclusive, é cada vez mais importante diante de um momento em que muitos recebem a convocação para devolução do valor do auxílio.

Além do prejuízo financeiro que isso gera, o contribuinte afetado por esse tipo de fraude pode ter vários outros prejuízos legais, como bloqueio do CPF. Outra questão importante é que uma vez que a fraude seja detectada, é possível denunciá-la aos órgãos competentes. Aqui, mostramos como verificar se foi vítima de fraude.

Advertisements

Como verificar se teve dados vazados?

Primeiramente, é importante ver se teve seus dados vazados. Há alguns serviços gratuitos e confiáveis online para se fazer essa verificação. Um desses serviços foi criado pelo Banco Central, que criou o Registrato: www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato. Trata-se de um site que permite monitorar se seu CPF está vinculado a contas correntes que não sejam suas. Por ele, também é possível conferir se há movimentações bancárias vinculadas a ele.

Existem alguns outros serviços com a mesma função.  O Minha Senha, desenvolvido pela Axur, é um deles, e permite ver se seus dados foram expostos em algum banco de dados usado para fraudes. Já o site site Have I Been Pwned, mais antigo nesse sentido, permite verificar se houve vazamento de senhas.

Advertisements

Enfim, existem vários mecanismos para verificar se foi vítima de vazamentos. Agora, veremos como verificar se um dado possivelmente vazado, o CPF, foi usado para fraudar o auxílio emergencial.

Como ver se seu CPF foi usado para receber o auxílio de forma irregular?

Essa conferência é simples. Basta verificar se seu CPF foi usado conferindo no site do DataPrev. Isto está disponível no seguinte endereço www.consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. Lá, será necessário preencher alguns dados, como número do CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. 

Se houver solicitação de auxílio emergencial pelo número do CPF preenchido, aparecerão informações sobre se ele foi ou não aprovado, ou ainda se ele está em processamento. Se, nunca tendo feito o pedido, mas depois da consulta ver que o auxílio foi solicitado (aprovado ou não) há um indício forte de fraude.

Verificado isso, é necessário fazer uma reclamação diretamente ao Ministério da Cidadania através do telefone 121 ou 0800-707-2003. Há também a opção de se reclamar diretamente em alguma agência da Caixa Econômica Federal (CEF).

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Certificação Vacinação No Brasil e Viagem ao Exterior

Como Obter Passaporte Da Vacina No Espírito Santo

O avanço da vacinação contra a Covid-19 tem permitido que o governo do Espírito Santo …

Vale-Gás Para Família de Baixa Renda

Veja Como Funciona o Vale Gás No Rio De Janeiro

O governo do estado do Rio de Janeiro vai começar no fim do mês de …

Certificado Pelo Conecte SUS

RS Exigirá Passaporte Vacinal a Partir De 18 De Outubro

No estado Rio Grande do Sul, na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, entra em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *