Tarifa Social Em Goiás Dá Descontos De Até 65% Em Água E Luz

Milhares de famílias goianas podem se inscrever no programa Tarifa Social. Trata-se de ação que oferece 50% de desconto no valor da conta de água e até 65% na conta de energia elétrica. As inscrições não têm data limite. Elas devem ser feitas separadamente para a Saneago e para a Enel, que as recebem em fluxo contínuo.

Para ambos, uma exigência é que a família esteja com cadastro atualizado e regular no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Sem isso, não será possível obter o benefício social. Para regulariza-lo ou fazê-lo pela primeira vez, quando for o caso, é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

É possível localizar um CRAS mais próximo, fazendo busca por município, no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/. Em caso de necessidade de atualizar o CadÚnico, aqui neste site explicamos como fazer essa atualização via internet ou pelo aplicativo Meu CadÚnico.

Depois de feito e/ou atualizado o cadastro, é possível procurar as companhias de água e luz de Goiás para solicitar o desconto. A seguir, explicamos como fazer nos dois casos.

Desconto da Saneago

Já explicamos neste site sobre o programa Água Social, da Saneago. Esse desconto pode ser aplicado ao consumo residencial de até 20 m³ mensal. Além disso, é voltado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme classificação do CadÚnico.

O desconto é de 50% no valor da conta de água e saneamento básico.

Conta de água Saneago  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Conta de água Saneago/ Foto: Reprodução/TV Anhanguera/G1

Para pedir o desconto, a pessoa titular da conta precisa entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago. Isso deve ser feito por telefone, no número 0800 645 0115. É possível ainda ir a uma das unidades de atendimento presencial da Companhia nos Vapt Vupts (mediante agendamento prévio).

Caso a conta já esteja em nome da pessoa que for solicitar o desconto, basta levar os documentos pessoais. Caso contrário, é necessário efetuar a alteração de titularidade. Para tanto, deve-se apresentar também documento que comprove posse ou vínculo com o imóvel.

Desconto na conta de Luz, da Enel

Antes de solicitar o desconto de até 65% da tarifa social da Enel, concessionária de energia elétrica de Goiás, é preciso atender a critérios. São eles:

  • Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia cujo tratamento necessite do uso continuo de equipamentos ligados à energia (Cliente Vital);
  • Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC (Beneficio de Prestação Continuada).

Atendendo a tais critérios, é possível fazer a solicitação. Um meio para se fazer isso é pelo WhatsApp Elena (21) 99601-9608. Outra forma é pelo site da Enel nas opções “Para você” e “Serviços de Loja”. A efetivação do desconto será informada na próxima conta de energia a ser enviada, depois da solicitação.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Tarifa Social COPASA e COPANOR De Minas Gerais

Em Minas Saiba Como Obter Tarifa Social Na Conta De Água

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário do Estado de …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *