loader image

Tarifa Social Em Goiás Dá Descontos De Até 65% Em Água E Luz

Milhares de famílias goianas podem se inscrever no programa Tarifa Social. Trata-se de ação que oferece 50% de desconto no valor da conta de água e até 65% na conta de energia elétrica. As inscrições não têm data limite. Elas devem ser feitas separadamente para a Saneago e para a Enel, que as recebem em fluxo contínuo.

Para ambos, uma exigência é que a família esteja com cadastro atualizado e regular no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Sem isso, não será possível obter o benefício social. Para regulariza-lo ou fazê-lo pela primeira vez, quando for o caso, é preciso procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

É possível localizar um CRAS mais próximo, fazendo busca por município, no site https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/. Em caso de necessidade de atualizar o CadÚnico, aqui neste site explicamos como fazer essa atualização via internet ou pelo aplicativo Meu CadÚnico.

Depois de feito e/ou atualizado o cadastro, é possível procurar as companhias de água e luz de Goiás para solicitar o desconto. A seguir, explicamos como fazer nos dois casos.

Desconto da Saneago

Já explicamos neste site sobre o programa Água Social, da Saneago. Esse desconto pode ser aplicado ao consumo residencial de até 20 m³ mensal. Além disso, é voltado a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme classificação do CadÚnico.

O desconto é de 50% no valor da conta de água e saneamento básico.

Conta de água Saneago  — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Conta de água Saneago/ Foto: Reprodução/TV Anhanguera/G1

Para pedir o desconto, a pessoa titular da conta precisa entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago. Isso deve ser feito por telefone, no número 0800 645 0115. É possível ainda ir a uma das unidades de atendimento presencial da Companhia nos Vapt Vupts (mediante agendamento prévio).

Caso a conta já esteja em nome da pessoa que for solicitar o desconto, basta levar os documentos pessoais. Caso contrário, é necessário efetuar a alteração de titularidade. Para tanto, deve-se apresentar também documento que comprove posse ou vínculo com o imóvel.

Desconto na conta de Luz, da Enel

Antes de solicitar o desconto de até 65% da tarifa social da Enel, concessionária de energia elétrica de Goiás, é preciso atender a critérios. São eles:

  • Famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até três salários mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia cujo tratamento necessite do uso continuo de equipamentos ligados à energia (Cliente Vital);
  • Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC (Beneficio de Prestação Continuada).

Atendendo a tais critérios, é possível fazer a solicitação. Um meio para se fazer isso é pelo WhatsApp Elena (21) 99601-9608. Outra forma é pelo site da Enel nas opções “Para você” e “Serviços de Loja”. A efetivação do desconto será informada na próxima conta de energia a ser enviada, depois da solicitação.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Pé-de-Meia Ensino Médio

MEC Divulga Calendários Do Programa Pé-de-Meia

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira (08/02) as normas e o calendário de …

Vacina da Dengue Em Fase Final de Estudos

Vacinação Contra a Dengue Pelo SUS Acompanhe Em 2024

Vacinação contra a Dengue Pelo SUS deverá começar agora em fevereiro/2024 e vai priorizar a …

Computação Na Nuvem Curso Aberto

Curso Gratuito Em Tecnologia De Nuvem Ou Cloud

A tecnologia de nuvem é um dos campos da tecnologia da informação com mais demandas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *