Saneago Abre Inscrições Para Programa Água Social

Saneago Saneamento de GoiásMais de 100 mil famílias do estado de Goiás podem aderir ao Água Social. O desconto, que é limitado ao consumo mensal de até 20 m³, é calculado sobre os valores da tarifa de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto e sobre a tarifa básica. A lei que criou o programa para consumidores e consumidoras goianos foi sancionado em 2021.

O Programa Água Social representa uma ampliação da Tarifa Social, já existente na Saneago. Atualmente, a tarifa que concede descontos pela concessionária goiana conta com cerca de 20 mil usuários cadastrados.

A partir das alterações nos parâmetros do desconto anterior, há uma expectativa de que esse número possa saltar para cerca de 128 mil. Dessa maneira, haverá aumento de seis vezes o número de famílias beneficiadas.

Como aderir ao programa?

O primeiro requisito para aderir ao programa é de ter inscrição ativa no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Cabe ressaltar ainda que o benefício é voltado, exclusivamente, para a Categoria Residencial. Com efeito, também só será possível a inclusão de uma única conta por CPF.

Advertisements

Além disso, é preciso estar no estágio de estrema pobreza (renda familiar de até R$ 105 por pessoa). Cumprindo esses requisitos, cabe então se cadastrar pela Saneago para analisado. Logo depois de aprovado, a concessionária passa conceder à família contemplada o desconto.

Para aderir, a pessoa titular da conta precisa entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago. Isso deve ser feito por meio do número 0800 645 0115. É possível ainda ir a uma das unidades de atendimento presencial da Companhia nos Vapt Vupts (mediante agendamento prévio).

Advertisements

Se a conta já estiver em nome do beneficiário, bastam os documentos pessoais. Caso contrário, é necessário efetuar a alteração de titularidade. Para tanto, deve-se apresentar também documento que comprove posse ou vínculo com o imóvel.

Programa que existe desde dezembro de 2021

O programa Água Social foi sancionado pelo governo de Goiás em 16/12/21, na forma da lei nº 21.203. Assim, o programa garante subsídio de até 80% da fatura de água de famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto foi aprovado de forma unânime na Assembleia Legislativa, com 26 votos favoráveis à matéria.

Depois da aprovação da lei, foi possível fazer a alteração dos parâmetros da tarifa social original. Assim, torna-se possível a entrada no programa de cerca de mais 100 mil pessoas. Há outras formas de tarifa social em Goiás desde o ano de 2010.

A ampliação do programa se junta a outras iniciativas do governo goiano de mitigação dos efeitos da pandemia.

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Projeto Pretende Criar Programa Habita Servidor Para Servidores Públicos

Projeto Pretende Criar Programa Habitacional Para Servidores

A Câmara dos Deputados está pautando o que deve ser a instituição de um programa …

Concursos Federais Anunciados Pelo Governo

O Que Muda Depois De Aprovada A Reforma Tributária No Senado?

A Reforma Tributária estava prevista desde a aprovação da Constituição de 1988, e já era …

Eu Capacito Cursos e Oportunidades Trabalho e Bolsas De Estudos

Plataforma Eu Capacito Cursos Gratuitos Para Área De Tecnologia

O mercado de trabalho está em constante evolução, e para acompanhar as demandas da economia …