loader image
Categorias
Rio Grande do Sul

Serviços Ofertados Ao Cidadão Do Gov RS Todos Os Benefícios Para Você

O Governo do Rio Grande do Sul oferece vários serviços online e outros com os “caminhos” ou “passo a passo” para o cidadão, com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços relacionados às áreas de saúde, educação, economia e segurança. Entre eles estão: financiar débitos de veículos, Cartão IPE Saúde, Cartão TRI, Todo Jovem na Escola, INSS Estrato de Pagamento, Alistamento Militar e muito mais.

Serviços Ofertados Pelo Governo RS

O Cartão IPE Saúde oferece serviços de saúde gratuitos para a população do Rio Grande do Sul. O Cartão TRI, Transporte Integrado é o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre.  Já o Todo Jovem na Escola, oferece bolsas de estudo.

Além disso, o Governo do Rio Grande do Sul também oferece serviços para facilitar o alistamento militar. Por meio da internet, o cidadão pode solicitar o alistamento, acompanhar o status do requerimento e obter informações sobre o processo. Outro serviço oferecido pelo governo é o INSS Estrito de pagamento, que possibilita o acesso a documentos e informações relativas ao pagamento de benefícios previdenciários.

O Governo do Rio Grande do Sul trabalha para oferecer acesso à informação e serviços online, para que os cidadãos possam usufruir de diversas vantagens. Acessando os serviços aqui: www.rs.gov.br/busca-integrada?palavraschave=Cartao-cidadao=rs&ordem=SERVICOS, você pode economizar tempo e dinheiro. Ou www.rs.gov.br/inicial.

O governo gaúcho anunciou em 2021 a criação do programa Devolve ICMS. Dentro dele, consta a iniciativa Cartão Cidadão, na qual visa devolver parte do tributo (ICMS). Ele é voltado a pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que recebem o Bolsa Família/Auxílio Brasil ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio.

Cartão Cidadão Devolve ICMS

Lançado em outubro, desde novembro de 2021 que o cartão vem sendo entregue. Atualmente, ele é utilizado por cerca de 432 mil beneficiários(as). Cada qual recebe a devolução de R$ 400 anuais do programa Devolve ICMS. Além disso, podem ter acesso ao benefício mensal do Todo Jovem na Escola.
Com o cartão, usando a modalidade débito, é possível fazer compra em mais de 140 mil estabelecimentos conveniados à Rede Vero. Dentre eles constam farmácias, supermercados e padarias, entre outros.

Anúncio

Dentre os itens que podem ser adquiridos com o Cartão Cidadão estão medicamentos, alimentos, itens para o lar, material escolar, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal.

Até a última quinta-feira (10/2), mais de 289 mil famílias já buscaram os seus cartões. Isso corresponde a cerca de 66% de retiradas confirmadas. Dessa maneira, mais de 142 mil pessoas que têm direito ao cartão são aguardados para os buscarem. Assim que o fizerem, contarão com a primeira parcela do Devolve ICMS já creditada. O mesmo vale para quem têm direito ao Todo Jovem na Escola.

Como conferir se tem direito ao cartão?

Para conferir se tem direito ao Cartão Cidadão, a pessoa precisa acessar o site do Devolve ICMS. Nele, é possível conferir o direito usando o CPF e digitando a data de nascimento. O endereço é o www.devolveicms.rs.gov.br/participacao.

Quem tiver resposta positiva sobre ter direito ao cartão, basta procurar algum dos locais de entrega.

Entregas

Na capital Porto Alegre, as entregas estão sendo feitas na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Elas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Seu endereço fica na Av. Borges de Medeiros, 521 – Centro Histórico.

Já no interior, a retirada do cartão está ocorrendo em agências do Banrisul. Nesse caso, o atendimento é feito com base no horário normal de atendimento bancário. A lista completa de locais do interior onde serão feitas as entregas pode ser baixada, em PDF, aqui.

Para retirar o cartão, é necessário levar documento de identificação oficial com foto e número de CPF, além de usar máscara.

Uma vez obtido, o cartão poderá ser desbloqueado até 15 de março. Depois, deverá ser desbloqueado para uso. Caso não seja retirado em seis meses, será cancelado. Nesse caso, é necessária a solicitação de segunda via, na qual sserão descontados R$ 5 do próximo crédito.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *