A Prefeitura de Mossoró, cidade do Rio Grande do Norte, lançou o programa Viajar na Melhor Idade. A iniciativa proporcionará a mais de 500 pessoas idosas cadastrados na cidade para viagens totalmente gratuitas.
O programa atenderá pessoas idosas cadastradas no nos 17 equipamentos da Assistência Social da cidade. São aparelhos que oferecem os serviços de convivência, lazer e oportunidade desse público. O programa Viajar na Melhor idade proporcionará a essas pessoas conhecer novos lugares e pontos turísticos. As viagens valem tanto para pontos da cidade de Mossoró quanto para todo o Rio Grande do Norte.
Como serão as viagens?
As viagens serão feitas a partir de um micro-ônibus. Este foi adquirido com recursos oriundos de projeto aprovado pela Semasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) no Governo Federal.
Objetivos
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio, disse no site da Prefeitura de Mossoró como o programa vai funcionar.
Segundo o secretário, o “objetivo principal é proporcionar a esses idosos atividades de lazer, entretenimento, convivência, saindo um pouco dos muros da cidade de Mossoró, visitando outras cidades, pontos turísticos do nosso estado, proporcionando assim um ambiente favorável ao desenvolvimento de atividades e ações na melhor idade”, disse.
O secretário complementou dizendo que os “idosos terão todo o suporte da nossa equipe técnica e multiprofissional. Nós temos um cronograma de viagens previamente agendado, por ocasião de submissão do programa, que contempla várias viagens”.
Como participar?
Segundo o portal da prefeitura da cidade potiguar, qualquer idoso ou idosa que participe de algum dos 17 centros de atendimento da cidade podem manifestar desejo de participar do programa a partir deles. Haverá, dessa maneira, uma rede própria de suporte para acolher inscrições e demonstrações de interesse no programa.
O programa terá suma importância para pessoas em situação de vulnerabilidade social. É o que garante a gerente de Proteção Social Básica da Semasc, Marwyla Lima. Isso porque, explica, idosas e idosos que quiserem participar do “Viajar na Melhor Idade” podem demonstrar esse interesse nos próprios CRAS (Centros de Referência da Assistência Social).
“Nós temos hoje 17 serviços de convivência que estão dentro das nossas unidades de Proteção Social Básica, e todos eles contemplam grupos de idosos e idosas. Há um anseio muito grande deles viajarem, de terem acesso a lazer, e aí a gente vem proporcionar esses serviços de lazer, de convivência familiar e comunitária para as pessoas idosos no município de Mossoró”, explicou.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos