RJ: Light Cadastra Mais de 75 Mil Pessoas Na Tarifa Social

A Light cadastrou mais 75 mil novos(as) beneficiários(as) na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) desde o início de 2022. Assim, a distribuidora de energia elétrica do Rio de Janeiro chega a 630 mil pessoas atendidas. Criada por lei no governo Lula, em 2010, a tarifa social concede descontos de até 65% na conta de energia.

O desconto sempre depende do consumo, além do cumprimento de condições específicas definidas por lei. Os requisitos para obter a TSEE são:

  • ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606);
  • receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC/Loas) do INSS ou;
  • ter inscrição no CadÚnico com renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636), e que tenha portador de doença ou deficiência, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos ligados à energia.

De acordo com a Light, a inclusão de mais pessoas entre beneficiários e beneficiárias se deve a alguns fatores. Entre eles está o processo de cadastramento automático realizado pela empresa. Além disso, a empresa faz uma busca ativa por famílias que se enquadram nos requisitos necessários.

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Créditos: Reprodução

Contudo, qualquer pessoa que identificar o direito à TSEE podem tomar a iniciativa de se inscrever no CadÚnico. Assim, poderão obter o desconto. Tendo o número de identificação social (NIS) e documentos de identificação, é possível solicitar o desconto junto à companhia.

Como solicitar a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) no Rio de Janeiro

Cumpridos requisitos que citamos anteriormente, é possível solicitar a TSEE na Light. Para tanto, a pessoa deve reunir alguns documentos. São eles:

  • número do NIS ou do BPC/Loas;
  • CPF;
  • documento de identificação oficial com foto) e;
  • número da instalação que aparece na conta de energia da Light

Depois disso, basta entrar em contato com a empresa. Isso pode ser feito por meio da agência virtual, no endereço https://agenciavirtual.light.com.br/portal/. Ou então pelo WhatsApp, no número 21 99981-6059. Ou ainda pelo Disque-Light, no número 0800-021-0196.

Vale lembrar que o BPC/Loas é concedido pelas agências do INSS. É concedido a idosos e idosas de baixa renda acima de 65 anos e a pessoas com deficiência carentes. Já o NIS é obtido em um dos CRAS das prefeituras de cada município.

Clientes com doença ou deficiência (ou que tenham alguém nessa condição no núcleo familiar) cujo tratamento utilize equipamentos ligados à energia, também devem entregar um relatório e atestado médico. Indígenas podem apresentar apenas o RANI.

Para manter o benefício, é preciso manter sempre informações atualizadas.

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