Inclusão Social

Participar Do Programa Caminhos Em Belo Horizonte Inclusão Social

Inclusão SocialInscrições para apadrinhamento voluntário do Programa Caminhos, em Belo Horizonte/MG. O programa foi criado em 2021 tendo como meta a inclusão e o desenvolvimento humano e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Belo Horizonte. Para isso, o programa foca no acesso ao trabalho, à cultura e à arte por essas pessoas.

Na primeira fase do programa, no período entre outubro de 2021 e setembro de 2022, estão sendo acompanhadas 20 pessoas. Trata-se de sujeitos cuja trajetória de vida é marcada pela vivência como moradores de ruas ou de egressos do sistema prisional.

Advertisements

Assim, o foco será a reinserção social dessas pessoas. Para isso, o Programa Caminhos promove um percurso multidisciplinar de acompanhamento e formação. Haverá, assim, acompanhamento psicossocial e pedagógico e formações para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A finalidade de todo o processo será o acesso ao mercado de trabalho e a autonomia para a geração de renda dessas pessoas.

Advertisements

O Programa Caminhos tem uma etapa de apadrinhamento. Ela é importante por proporcionar novas experiências e conexões para maior desenvolvimento social e emocional do público-alvo. Quem se inscrever como padrinho ou madrinha fará parte de uma rede de apoio para as pessoas acompanhadas.

Como funciona o apadrinhamento?

O apadrinhamento é considerado parte fundamental do processo. Trata-se de ação voluntária, que permitirá uma convivência social saudável para além do ciclo que as pessoas acompanhadas estão inseridas.

Advertisements

Conforme o edital do programa, a equipe incentivará o contato entre voluntários(as) e apadrinhados(as). Assim, objetiva-se que ela ocorra de uma forma leve, descontraída e informal. Esse contado poderá ocorrer por diversos meios, presencial ou online. Horários e dias serão combinados entre as partes.

No geral, quem participa do apadrinhamento irá participar dos seguintes eixos de atividades com apadrinhados(as):

  • Mentorias para a descoberta de habilidades e competências e construção do projeto de vida individual;
  • Oficinas de arte, que resultarão em exposições ou criação de obras;
  • Encaminhamento ao mercado de trabalho por meio de um Banco de Oportunidades.

Vários apoiadores do programa

O Programa Caminhos é realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS).

Além disso, possui o patrocínio da ArcelorMittal Brasil, Cemig, AVG Siderurgia, Cedro Mineração, Bemisa e Sindiextra, e o apoio da Associação do Ministério Público de Minas Gerais, Associação dos Magistrados Mineiros, Nepomuceno Soares Advogados Associados e Dinorá Carla Sociedade Individual de Advocacia.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Enem 2022

ENEM 2022 Isenção Da Taxa Edital 2022 e O Que Estudar Para a Prova

Saiba como ter uma ajuda nos estudos para o ENEM 2022 e agora em Março Edital …

Conheça o Programa Trabalho Sustentável Do Governo Federal

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (05/05), um novo programa. Ele visa orientar trabalhadores(as) e …

Cartier Incentivo Social

Cartier Vai Eleger o Melhor Empreendedorismo Feminino No Mundo

A partir do dia 16 de maio, a Cartier começará a receber inscrições para seu …

One comment

  1. Reuter Ferreira Junior

    Nascido em BH, iniciei minha vida profissional como office-boy no Banco Mineiro. Formado em Engenharia Civil pela Kennedy, fui admitido na SUDECAP, atuando na pavimentação, drenagem e manutenção da capital. Durante este período especializei-me em Engenharia de Segurança, Avaliação e Perícias, e MBA na Construção Civil com ênfase em Gestão de Obras Públicas na UFMG.
    Fui Secretário da Regional Noroeste em BH, desenvolvendo trabalhos em prol das comunidades da Capital.
    Sou Presidente da Associação dos Servidores da SUDECAP, no meu quinto biênio.
    Luto pelos direitos dos trabalhadores, criando caminhos favoráveis junto aos Governantes e projetos para capacitação dos mesmos, através de PPPs.
    Estou fazendo 37 anos de SUDECAP, ajudando atualmente, vereadores na Câmara Municipal de BH, no âmbito da Engenharia e tramites na Prefeitura.
    Coloco-me ao inteiro dispor para auxilia-los nestes quesitos.