loader image
Categorias
Acre Alagoas Amazonas Bahia Ceará Diversos Programas Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Vagas de Emprego

Governo Lança Programa De Serviço Voluntário Pago

Programa De Serviço Voluntário Governo FederalO presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou na última sexta-feira (28) uma MP (Medida Provisória) que cria o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário Pago. Esse novo programa prevê o pagamento de bolsa de meio salário mínimo (atualmente, R$ 606) e de auxílio transporte a quem participar.

Além disso, quem participar terá direito a seguro de acidentes pessoais. O trabalho será executado em meio turno. Conforme o Ministério do Trabalho e Previdência, também serão disponibilizados 200 cursos de qualificação. Eles deverão ser feitos juntamente com o trabalho desenvolvido na iniciativa.

Os participantes não terão vínculo de emprego, ou seja, irão trabalhar sem ter carteira assinada. A previsão é que o programa dure até 31 de dezembro de 2022.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário vai ter um foco específico, que é qualificação de trabalhadores desempregados. Além disso, serão promovidas a execução de atividades de interesse público nos municípios participantes. A abrangência será todo o Brasil, uma vez que o programa é federal.

Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR:

Anúncio

Projeto de enfrentar o desemprego

Em novembro de 2021, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego estava em 11,6%. Podemos considerá-la ainda maior, já que o número não abrange a informalidade, em alta atualmente, nem a população em desalento – desempregada e que não procura mais emprego.

Juntamente com a MP, foi assinado um protocolo de intenções entre o ministério e o Sistema S. Esse sistema reúne instituições como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Serão essas instituições que ficarão responsáveis pela execução do programa e pela qualificação dos trabalhadores.

Prioridades

O programa, segundo a MP, irá priorizar dois grupos que mais são afetados pelo desemprego: jovens entre 18 e 29 e pessoas acima de 50 anos. Além disso, o programa visa beneficiar pessoas fora do mercado há mais de dois anos. A pasta do trabalho também informou que o programa servirá como transferência de renda.

De acordo com o governo, a iniciativa tem também por objetivo amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho causados pela pandemia de covid-19. A crise gerada pela doença causada pelo Sars-cov-2 aprofundou vários problemas econômicos pelos quais o Brasil vem passando. Veja a notícia: www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/janeiro/medida-provisoria-institui-o-programa-nacional-de-servico-civil-voluntario

Por fim, o ministério ainda não informou se existe uma estimativa sobre quantas pessoas serão beneficiadas pelo programa. Faltam também alguns detalhes sobre como o programa será operacionalizado. Por exemplo, se será exigida uma formação mínima ou quando e onde serão feitas as inscrições.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *