Ministério Da Educação Divulga Datas Do Prouni 2022/2

O Ministério da Educação (MEC) soltou na noite de ontem 30 de agosto, as novas datas do Prouni. No caso, se referem à segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Inicialmente, o resultado da segunda chamada deveria ter saído justamente ontem, conforme cronograma inicial.

De acordo com a pasta, as novas datas são para haver mais prazo para comprovar as informações prestadas no prazo de inscrições. Dessa forma, pessoas pré-classificadas terão mais tempo para comprovar alguns dados inicialmente apresentados. As datas divulgadas no novo edital são:

  • Resultado dos candidatos pré-selecionados na 2ª chamada: 1 de setembro;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 1 de setembro a 13 de setembro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 21 e 22 de setembro;
  • Divulgação do resultado da lista de espera: 26 de setembro;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação: 26 de setembro a 30 de setembro.
Créditos: Brasil Escola

ProUni 2022/2

O ProUni ofereceu 190 mil bolsas de estudo integrais ou parciais. Elas foram distribuídas em instituições de ensino privadas em todo o Brasil. Somente puderam se inscrever candidatas e candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque foram levados em conta para a seleção as notas do exame em questão.

Uma das novidades desta edição foi que estudantes puderam usar o desempenho das duas últimas edições do Enem. Assim sendo, puderam ser usadas as notas do Enem 2020 e Enem 2021. Contudo, elas precisavam ter média de 450 nas provas. Além disso, era exigido não ter zerado a redação.

O ProUni foi criado durante o governo Lula como mecanismo de financiamento de curso superior para pessoas em vulnerabilidade social. Por meio dele, é possível que o governo pague bolsas de estudo em instituições privadas para essa faixa da população.

Quem participou do ProUni 2022/2?

Puderam participar do ProUni 2022/2 estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa. Estes últimos foram incluídos recentemente no rol de quem pode participar do programa. Antes, estudantes que fizeram ensino médio na rede privada só poderiam participar se o tivessem feito com bolsa.

Também puderam se inscrever professores e professoras da rede pública de ensino. Nesse caso, não foi necessário comprovar renda.

Para estes públicos, o ProUni ofereceu bolsas integrais e parciais (50%). Puderam solicitar bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para tentar a bolsa parcial, foi necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Mais informações no Edital do ProUni 2022/2 e Edital com novas datas.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *