Prouni E Fies 2022/2 Abrem Inscrições Em Agosto

As datas de inscrições referentes ao segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) já estão definidas. As inscrições serão entre os dias 01 e 04 de agosto, para entradas no segundo semestre de 2022. O Ministério da Educação também divulgou as datas de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Elas acontecem entre os dias 09 e 12 de agosto.

O cadastro no processo seletivo para ambos será feito por meio do Portal Único de Acesso. Para o Prouni, o endereço é o www.acessounico.mec.gov.br/prouni. E para o Fies, o endereço é o www.acessounico.mec.gov.br/fies. Cabe lembrar que as inscrições serão abertas nas datas mencionadas acima.

O Prouni é um programa que oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação. Ele custeia matrículas e mensalidades em cursos oferecidos em instituições de ensino superior da rede privada. Já o Fies, por sua vez, concede financiamento a estudantes em cursos superiores privados de outra maneira. Durante a graduação, há o custeio das mensalidades e matrículas, que deverão ser pagas de volta ao governo depois da formatura.

Governo publica MP com regras para renegociação de dívidas do Fies | Agência Brasil
Crédito: Agência Brasil

Em geral, as inscrições para o Fies e Prouni acontecem duas vezes por ano. As que serão abertas em agosto são da segunda leva de inscrições deste ano. A primeira ocorreu em março.

Quem poderá se candidatar?

Para se candidatar a uma bolsa de estudo do Prouni 2022.2 é preciso ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, no caso do desconto integral, estudantes precisam comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, será necessário ter renda familiar de até três salários mínimos.

Já para obter o Fies, será necessário ter participado de uma das edições do Enem a partir de 2010. Assim sendo, é exigido ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. Além disso, não pode ter zerado a redação.

Números do programa

No primeiro semestre de 2022, o Prouni disponibilizou 273.001 bolsas de estudo. Delas, 181.036 foram integrais e outras, 91.965 parciais. Elas foram distribuídas em 19.584 cursos de graduação ofertados por 1.085 faculdades e universidades. As instituições ficam em todos os estados e no Distrito Federal.

Durante anúncio das inscrições, o ministro da educação Victor Godoy informou que o Fies tem disponível cerca de 100 mil vagas por ano. “É preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”, disse o chefe da pasta.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Mães De Pernambuco Libera Calendário

O programa Mães de Pernambuco foi criado visando auxiliar mulheres em situação de vulnerabilidade financeira …

Programa Pé-de-Meia Ensino Médio

Como Consultar o Pé De Meia, Benefício Do Governo Federal?

O programa Pé-de-Meia do Governo Federal foi criado visando auxiliar estudantes de baixa renda na …

Cursos Gratuitos Da Faculdade FGV

FGV Oferece Cursos Gratuitos Online Em Várias Áreas

A FGV — Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 150 cursos online e gratuitos em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *