A Prefeitura do Rio de Janeiro atendeu, neste sábado (23), um total de 1.139 pessoas no Parque Proletário, no Complexo da Penha. A informação é do Jornal O Dia. Isso faz parte ação que integra o programa Favela com Dignidade.
Dentre outros serviços, a ação realizou serviços de pavimentação, desobstrução de galerias, limpeza, iluminação e recuperação de praças. Além disso, realizou o cadastro de moradores e moradoras em vagas de emprego. Outra ação importante foi repassar à população local diversas orientações sobre programas sociais.
O programa Favela com Dignidade REALIZA esse tipo de ação em diversas comunidades do município do Rio de Janeiro. Acompanhe na página da Prefeitura com as ações: www.prefeitura.rio/?my_aiowz_update_setting=f8d73ca726&s=favela+com+dignidade . O programa existe desde 2021. É fruto de ação da Secretaria Especial de Ação Comunitária (Seac) junto com outros órgãos municipais cariocas.
As ações têm participação de lideranças comunitárias locais. Essa mais recente teve também apoio das associações de moradores(as) do Parque Proletário. Assim, participaram associações da Vila Cruzeiro, do Morro do Sereno, da 4 bicas, da Merindiba, da Caixa d’água e da Cascatinha, todas comunidades do complexo. As ações focam em várias demandas locais por serviços, dentre outros pontos que melhoram a qualidade de vida da população.
Demandas antigas
De acordo com matéria d’O Dia, as demandas atendidas no último dia 23 se referiam a problemas já apontados há tempos. Isso porque lideranças locais reclamavam da aglomeração e da sujeira no entorno da quadra de esportes na principal praça. Trata-se de um aparelho que funciona como uma espécie de cartão de visitas do Parque Proletário.
“É importante que se diga que não se faz nada sozinho. Nem a Prefeitura, que está aqui desenvolvendo serviços de forma integrada com todas as secretarias, nem os moradores. As lideranças são importantes para que possamos, de fato, fazer a diferença”, afirmou a secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, a O Dia.
Foi ela quem comandou as ações na comunidade ao lado do presidente da Associação do Parque Proletário, Erivelton Vidal Correia.
Várias secretarias e órgãos
Cerca de 16 secretarias e órgãos públicos estiveram presentes no Parque Proletário, para as ações. Alguns números devem ser apontados:
- Asecretaria de Habitação realizou 148 cadastros para o Programa Federal Casa Verde e Amarela;
- A secretaria de Emprego e Renda cadastrou 119 moradores e moradoras para vagas de emprego;
- Cerca de 120 pessoas procuraram o estande da Secretaria de Assistência Social, 81 delas para Cadastro Único;
- Houve 39 atendimentos para orientação sobre programas sociais, ações em conselhos tutelares e documentação;
- A secretaria de Saúde vacinou 47 pessoas contra a Covid-19, a maioria para a segunda dose de reforço;
- Também vacinou 41 pessoas contra a Influenza;
- Somadas às vacinas, houve ações de Saúde bucal, de orientação sobre Tuberculose, Tabagismo e sobre Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao todo, foram 546 atendimentos;
- A secretaria da Ordem Pública (Seop) recebeu 40 pedidos de alvarás para comércios da região.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!