O Governo do Estado do Espírito Santo firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com isso, está oferecendo cursos grátis. Assim sendo, oferecerá 400 vagas para cursos de Educação Profissional Técnica. As vagas são para diversas cidades capixabas.
Trata-se de cursos gratuitos voltados para estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da rede pública do Espírito Santo. Poderão se inscrever estudantes do ensino regular e integrado ao ensino profissional. Além disso, o foco é em estudantes de baixa renda, cujas famílias estão no CadÚnico. O programa também contempla estudantes da 1ª etapa do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os cursos serão ofertados nas unidades do Senai.
Do total de vagas disponibilizadas, 30% serão para estudantes Pretos, Pardos e Indígenas – PPI. Além disso, 10% das vagas serão para Pessoas com Deficiência – PcD. A matrícula de estudantes com deficiência só será efetivada mediante a apresentação de laudo médico. Como determina a lei, o documento deve atestar a espécie e o grau de deficiência.
Como se inscrever?
Estudantes que se interessarem podem se inscrever até o dia 27 de julho. A inscrição ocorre via internet, por meio do site Seleção Aluno ES. O endereço para as inscrições é o https://selecaoaluno.es.gov.br/.
A lista com os nomes aprovados será divulgada no dia 28 de julho, também no site da Sedu.
A matrícula dos candidatos e das candidatas será feita do dia 27 de julho até 8 de agosto. Ela deverá ser feita na secretaria da unidade do Senai que ofertará o curso. As aulas estão previstas para iniciar no dia 15 de agosto no período vespertino. Diante disso, estudantes devem estar cursando o ensino médio no turno matutino ou noturno para fazer os cursos.
Cursos e vagas por cidades
Segue a lista de cursos ofertados por cidade
Vila Velha
- Edificações (25);
- Alimentos (25).
Vitória
- Eletroeletrônica (25);
- Manutenção Automotiva (25).
Cachoeiro de Itapemirim;
- Eletrotécnica (25);
- Manutenção Automotiva (25).
Aracruz
- Eletrotécnica (25);
- Mecânica (25).
Linhares
- Eletrotécnica (25);
- Eletromecânica (25).
São Mateus
- Eletroeletrônica (25);
- Mecânica (25).
Serra
- Eletromecânica (25);
- Eletroeletrônica (25).
Colatina
- Mecânica (25);
- Eletrotécnica (25).
Classificação
Haverá um sistema classificação para selecionar as pessoas contempladas. A pontuação final será obtida pelo cálculo utilizando a seguinte fórmula: (𝐸𝐹I𝑥1) + (𝐸FII𝑥4) + (𝐶𝐷𝑥3) + (𝑃𝐸𝑃𝑥2).
Assim, os pesos de cada quesito são:
- ter cursado TODO o ensino fundamental I – anos iniciais (1° ao 5° ano), ou equivalente, em escola pública – pontuação atribuída: 10 – peso 1,0 (EFI);
- ter cursado TODO o ensino fundamental II – anos finais (6° ao 9° ano), ou equivalente, em escola pública – pontuação atribuída: 10 – peso 4,0 (EFII);
- possuir cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais – CaDúnico – pontuação atribuída: 10 – peso 3,0 (CD);
- residir em região atendida pelo Programa Estado Presente (Anexo IV) – pontuação atribuída: 10 – peso 2,0 (PEP).
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!