A Receita Federal liberou no último dia 23/06 a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. O próximo lote é previsto para o dia 29 de julho. Ele tem um calendário já definido pelo governo federal, já divulgado.
Como previsto, a consulta aos valores da restituição é liberada sempre na semana anterior ao pagamento. Isso já aconteceu quando foi liberado o 1° lote. Ele foi pago em maio. Esse mesmo procedimento acontece nas outras edições do IRPF. A ordem de pagamento é definida de acordo com a entrega da declaração.
O calendário da restituição do IRPF de 2022 fica da seguinte maneira:
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 29 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Lembrando que a do 1º lote ocorreu em 31/05.
Para saber se vai receber a restituição nesse lote, é preciso fazer uma consulta prévia. Ela deve ser feita diretamente no site da Receita Federal, em plataforma disponibilizada para essa consulta.
Como fazer a consulta sobre a restituição do IRPF?
Primeiramente, é preciso entrar no site da Receita Federal, na plataforma disponibilizada para consulta. O endereço é o https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp. Ali, basta informar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), data de nascimento e escolher o ano da declaração.
Se quiser informações mais detalhadas, é preciso entrar no portal e-Cac. Nesse portal, é possível saber o status da sua declaração. Além disso, é possível conferir se ficou alguma pendência ou divergência. Também dá pra conferir se a declaração caiu na chamada “malha fina”.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados na declaração de IRPF. Para acessar, é preciso também o número do CPF. Além disso, é preciso ter um código de acesso, que o próprio usuário deve gerar. É preciso ainda de uma senha.
Se o status da declaração aparecer com os dizeres “em fila para restituição”, significa que é preciso aguardar os próximos lotes.
Quem recebe primeiro?
Recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal. São elas:
- contribuintes que tenham idade acima de 60;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Isso quer dizer quanto mais cedo a declaração tenha sido entregue, mais cedo o/a contribuinte deverá receber. Neste lote, a Receita prevê pagar R$ 6,3 bilhões, assim como ocorreu no primeiro lote pago em 31 de maio
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!