loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Receita Libera Consulta À Restituição Do Imposto De Renda

Receita Federal liberou no último dia 23/06 a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. O próximo lote é previsto para o dia 29 de julho. Ele tem um calendário já definido pelo governo federal, já divulgado.

Como previsto, a consulta aos valores da restituição é liberada sempre na semana anterior ao pagamento. Isso já aconteceu quando foi liberado o 1° lote. Ele foi pago em maio. Esse mesmo procedimento acontece nas outras edições do IRPF. A ordem de pagamento é definida de acordo com a entrega da declaração.

O calendário da restituição do IRPF de 2022 fica da seguinte maneira:

  • 2º lote: 30 de junho
  •  3º lote: 29 de julho
  •  4º lote: 31 de agosto
  •  5º lote: 30 de setembro

Lembrando que a do 1º lote ocorreu em 31/05.

Receita libera hoje consulta sobre restituição do Imposto de Renda |  Agência Brasil
Créditos: Agência Brasil/reprodução

Para saber se vai receber a restituição nesse lote, é preciso fazer uma consulta prévia. Ela deve ser feita diretamente no site da Receita Federal, em plataforma disponibilizada para essa consulta.

Como fazer a consulta sobre a restituição do IRPF?

Primeiramente, é preciso entrar no site da Receita Federal, na plataforma disponibilizada para consulta. O endereço é o https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/index.asp. Ali, basta informar o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), data de nascimento e escolher o ano da declaração.

Anúncio

Se quiser informações mais detalhadas, é preciso entrar no  portal e-Cac. Nesse portal, é possível saber o status da sua declaração. Além disso, é possível conferir se ficou alguma pendência ou divergência. Também dá pra conferir se a declaração caiu na chamada “malha fina”.

No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados na declaração de IRPF. Para acessar, é preciso também o número do CPF. Além disso, é preciso ter um código de acesso, que o próprio usuário deve gerar. É preciso ainda de uma senha.

Se o status da declaração aparecer com os dizeres “em fila para restituição”, significa que é preciso aguardar os próximos lotes.

Quem recebe primeiro?

Recebem a restituição primeiro as pessoas que têm prioridade legal. São elas:

  • contribuintes que tenham idade acima de 60;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Isso quer dizer quanto mais cedo a declaração tenha sido entregue, mais cedo o/a contribuinte deverá receber. Neste lote, a Receita prevê pagar R$ 6,3 bilhões, assim como ocorreu no primeiro lote pago em 31 de maio

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *