Governo Do Japão Abre Inscrições De Bolsas Para Brasileiros

Governo Do Japão Abre Inscrições De Bolsas Para Brasileiros

Governo Do Japão Abre Inscrições De Bolsas Para BrasileirosO Governo Japonês anunciou na segunda-feira (16), que está com inscrições abertas para um programa de bolsas voltado a brasileiros(as). Trata-se de bolsas de estudos para o próximo ano do Ministério da Cultura, dos Esportes, da Educação, da Ciência e Tecnologia do Japão.

Quem conseguir obter uma das bolsas, terá a chance de estudar em universidades do país asiático, atualmente o 3º mais rico do mundo. Poderá estudar em cursos de graduação, em cursos profissionalizantes ou em escolas técnicas. É possível também obter bolsas para estudos mais avançados, como mestrado e doutorado.

Advertisements

As bolsas de estudo oferecidas no programa são integrais. Além disso, elas incluem o pagamento de passagem aérea, bem como ajuda no custo mensal e também isenção de taxas escolares. O programa também disponibilizará um curso de língua japonesa durante o primeiro ano.

As inscrições nas diversas modalidades acontecem entre maio e junho de 2022. Abaixo, um vídeo informativo sobre o programa:

Advertisements

Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:

Advertisements

Como se inscrever?

No link do programa, que pode ser acessado aqui, encontra-se a lista de documentação exigida para cada uma das modalidades. Será necessário entregar a documentação presencialmente ou pelos correios para se inscrever. Depois disso, basta aguardar a seleção.

A Embaixada do Japão recebe inscrição somente de candidatos(as) residentes no Distrito Federal e dos estados de Goiás e Tocantins. Pessoas que moram nos demais estados deverão entrar em contato com o Consulado Geral do Japão de sua região.

Neste mês de maio, até o dia 31, estão abertas as inscrições para o programa de pós-graduação. O início dos estudos no país está previsto para abril de 2023. Ele terá duração de dois anos. Para obter essa bolsa, é necessário cumprir alguns requisitos exigidos pelo Governo do Japão. Entre eles, estão quesitos como escolaridade, idade máxima de 34 anos em abril do próximo ano e proficiência em língua japonesa e/ou inglesa.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por uma análise documental, entrevista e provas escritas. Em uma fase posterior, será necessário enviar a documentação para o governo do Japão. Isso será necessário para que seja feita uma análise pelo ministério japonês.

No caso das bolsas de estudo de graduação, curso profissionalizante e escola técnica, serão aceitos pessoas com ensino médio concluído até março do próximo ano. Nessa modalidade, há limite de idade de até 24 anos completos até abril de 2023. As inscrições poderão ser feitas no dia 1º de junho e terão fim no dia 24 do mesmo mês.

Todas as datas e informações sobre o processo podem ser obtidas no site da Embaixada do Japão no Brasil.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

App Auxílio Brasil Oficial

Novo Auxílio Brasil De R$600 Aprovado Com a PEC. Saiba Mais

O governo federal pretende zerar a fila de espera do programa Auxílio Brasil. Assim, pretende …

Como Deve Funcionar o Auxílio Caminhoneiro?

Na última quinta-feira (30), o Plenário do Senado aprovou a PEC 1/2022. Ela institui estado …

Microcrédito para trabalhadores informais: Confira como solicitar

Câmara Aprova Crédito Consignado Para Benefícios Sociais

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de …