Passe Livre Estudantil De Manaus

Passe Livre Estudantil De Manaus Cadastro Pelo Sinetram

Passe Livre Estudantil De ManausEm fevereiro deste ano, a capital do Amazonas implementou de maneira inédita o Passe Livre Estudantil. Deste então, o programa tem garantido o acesso ao transporte coletivo a crianças e adolescentes de Manaus. Em parceria entre os poderes públicos estadual e municipal, a política pública atende alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio das redes públicas estadual e municipal. Cada estudante têm direito a até 44 passagens mensais gratuitas.

Trata-se de uma reivindicação histórica de movimentos estudantis em Manaus. Dessa maneira, com o subsídio nas passagens, o orçamento familiar das pessoas mais pobres recebe um alívio considerável. Com o preço médio de R$3,80, a economia fica na ordem de R$167,20 por mês para cada estudante.

Advertisements

O Passe Livre Estudantil, além de garantir o transporte de estudantes para a escola, também aumentou a possibilidade de locomoção dos estudantes para atividades extracurriculares. Assim, atividades extra classe também se tornam possíveis para discentes de baixa renda. Para esses alunos e alunas, o programa garante a possibilidade de fazer cursos e capacitações.

O cadastro é bastante simples.

Advertisements

Como se cadastrar?

Estudantes que não tenham cadastro precisam fazê-lo junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Ele é feito mediante agendamento. Ele deve ser feito via internet, pelo site www.sinetram.com.br/.

Basta ir na seção Cadastro e Recadastro Estudantil e preencher as informações pedidas.

Advertisements

Quem já tiver o cadastro, pode consultar sua situação cadastral no site www.estudantes.manaus.am.gov.br. Os usuários novos, que nunca tiveram cadastro junto ao , devem solicitar a emissão do cartão. O agendamento ocorre por meio do site www.sinetram.com.br ou pelo aplicativo Cadê Meu Ônibus (download gratuito para Android e iOS).

Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado. É preciso levar documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, além dos documentos acima, é necessário estar acompanhado de um responsável  legal.

Em casos de gratuidade negada, as pessoas responsáveis pelo(a) estudante devem procurar o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Como funciona o Passe Livre Estudantil de Manaus?

Com o Passe Livre Estudantil, cada estudante tem direito a até 44 passagens mensais, como dito acima. Elas não cumulativas, sendo proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições públicas de ensino. A escola frequentada pelo estudante deve se localizar dentro do município de Manaus. Além disso, a distância entre os endereços da escola e a residência do(a) estudante não pode ser menor que 1 km.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Como Deve Funcionar o Auxílio Caminhoneiro?

Na última quinta-feira (30), o Plenário do Senado aprovou a PEC 1/2022. Ela institui estado …

Microcrédito para trabalhadores informais: Confira como solicitar

Câmara Aprova Crédito Consignado Para Benefícios Sociais

A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 29, a Medida Provisória (MP) que amplia a margem de …

Programa De Combate Ao Racismo Estrutural Em Goiás

Goiás Lança Programa De Combate Ao Racismo Estrutural

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) lançou o programa Goiás sem Racismo. Trata-se …