Como já temos notado há alguns anos, as placas de carros no Brasil vem ficando diferentes. Agora, seguem um novo padrão que é unificado com os demais países do Mercosul. Essas mudanças, ainda que lentamente implementadas, geram algumas dificuldades. Por exemplo, ficou mais difícil encontrar a cidade de origem dos veículos emplacados neste padrão.
Diante disso, no Brasil, as placas dos veículos estão integradas às dos automóveis originários dos países pertencentes ao Mercosul. No caso, alguns dos demais países da América do Sul. As mudanças começaram em 2016. Elas vieram com o objetivo de estabelecer um padrão regional para as placas de identificação. A ideia é facilitar a segurança no trânsito e circulação nos países vizinhos.
Mudanças
Mas isso não veio sem algumas dificuldades. Isso porque as placas antigas brasileiras passaram por mudanças um tanto fortes. A dificuldade que mais chama a atenção se refere à falta de informação sobre a cidade do veículo.
Antes, nas placas do Brasil, constava nas placas a cidade e o estado de onde ele vinha, mas hoje não mais. Isso facilitava a identificação do veículo. Isso vem mudando desde 2018, quando foi criado o sistema novo de Placas de Identificação de Veículos (PIV). Assim, essa informação não mais aparece nas placas.
Além disso, houve algumas alterações no design das placas. Dessa forma, mudou-se a cor, antes era completamente cinza, para outro padrão todo em branco com uma faixa azul. Nela, indica-se o país do Mercosul de origem do veículo, além de uma bandeira ao lado. Também houve mudanças no padrão de numeração.
Antes, usava-se três letras e quatro números (ABC-1234). Agora, o novo padrão é uma formação com quatro letras e três números (ABC-1D23).
Ainda que haja essas alterações, existe uma forma razoavelmente fácil de descobrir a cidade do veículo.
Como saber de qual cidade é um veículo com placa Mercosul?
Para identificar a cidade de origem de alguma placa no padrão Mercosul, basta acessar o serviço Sinesp Cidadão, pelo site www.gov.br/pt-br/apps/sinesp-cidadao. O serviço também é disponível por aplicativo que pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.
O processo é bastante simples. Basta acessar o site ou os aplicativos, fazer login na conta Gov.br e em seguida buscar pela placa. Além da cidade de origem, constam dados como eventuais mandados de apreensão e restrição, além de desaparecimentos e alertas de roubo e furto.
Uma vez feito isso, é possível acessar todas as informações de veículos emplacados em países do Mercosul. Trata-se de uma importante medida de segurança.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!