O presidente Lula disse, em entrevista assim que voltou à Brasília, que quer transformar a tragédia no litoral norte paulista um exemplo. No caso, um exemplo de como uma ação coordenada entre União, Estados e municípios pode representar uma virada neste tipo de tragédia.
No mês de março, o governo federal irá unificar a data de pagamento do Bolsa Família para os municípios atingidos pelas fortes chuvas e enchentes. Assim, será possível agilizar a ajuda para os moradores e moradoras vítimas da tragédia climática.
Pessoas atingidas pelas enchentes que não conseguirem os valores referentes ao seu benefício de fevereiro devido a escala de pagamentos podem realizar o saque nesta terça-feira (21/02).
Emissão de documentos e saque do FGTS
Algumas cidades atingidas já estão se mobilizando para ajudar as vítimas. Vítimas da tragédia podem solicitar a emissão gratuita de documentos ou sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
No caso dos documentos, é preciso realizar um agendamento prévio no site do Poupa Tempo: www.poupatempo.sp.gov.br/.
Sobre o saque do FGTS, é preciso reforçar que quem more em município no qual é decretado estado de calamidade pública é possível fazer o saque. Basta se dirigir à Caixa Econômica Federal e apresentar documentação e declaração das áreas que foram afetadas pelo desastre.
Pelo aplicativo do FGTS é possível também efetuar o saque. Basta seguir os passos que seguem:
- Baixe o app Meu FGTS, gratuito e disponível para Android e iOS;
- Ir na opção “Meus Saques”;
- Depois, ir na opção “Outras Situações de Saque”;
- Escolher a opção “Calamidade Pública – Acessar a Cidade.”
Depois, será necessário escolher a cidade dentro da lista que aparece no aplicativo. Será preciso anexar os seguintes documentos:
- RG;
- Comprovante de residência, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.