Aju Animal Veterinário Gratuito Programa Da Prefeitura De Aracaju

O Aju Animal é um inovador programa de promoção de saúde animal desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, ou seja Veterinário Gratuito. Ele é gerido por meio da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) da capital de Sergipe. Atua de forma a garantir proteção e cuidado a cães e gatos.

Explicamos aqui alguns detalhes sobre o programa.

Como obter atendimento dos seus animais pelo Aju Animal?

A pessoa que quiser que seus animais sejam atendidos pelo Aju Animal, deve fazer cadastro no programa pela plataforma AjuInteligente.

Pelo Aju Animal, a gestão municipal arca com serviços de saúde para cães e gatos.

O Aju Animal é voltado à proteção e ao cuidado com cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade. São atendidos animais que vivem nas ruas ou que estão em abrigos de Aracaju. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju é estruturada em quatro eixos; São eles :

  • Agenda – Agendar Consultas
  • Castração – Cadastro Para Castração
  • Saúde Animal – Consulta Médica Veterinária
  • Abrigos Temporários -Cadastro de Tutores Para Abrigo Temporário
  • Apoio à Adoção.
  • Entre: www.plataforma AjuInteligente.

A previsão é de um investimento no programa de R$ 1,5 milhão ao ano. O programa existe desde 2022. Desde então, tem sido bastante elogiado.

Créditos: Prefeitura de Aracajú

O Aju Animal é estruturado de forma sistemática e organizada para realizar a castração de cães e gatos. isso é feito com objetivo de garantir o controle populacional de felinos e caninos em Aracajú. Animais que estão com protetores ou em famílias carentes podem ser atendidos.

Credenciamento de clínicas

No seu primeiro ano de funcionamento, a Prefeitura de Aracaju publicou edital de chamamento público para o credenciamento de clínicas para o programa. Assim, o Aju Animal funciona com parcerias importantes na capital sergipana.

“Esse é um programa que veio justamente para prestar todo o auxílio possível que os animais precisam”, explica Anne Carollyne Costa, coordenadora técnica do programa.

Foco do programa

Segundo a coordenadora técnica do programa, o objetivo é prestar uma assistência de saúde básica para entender às reais demandas dos animais. Para tanto, serão levantadas essas necessidades para ter uma noção do que eles mais precisam.

Quisemos começar com essa saúde básica, que é uma consulta. Vamos ofertar também exames de sangue completos, procedimentos simples como sutura de pele, curetagem de miíase, fluidoterapia focada em animais que estejam mais desidratados ou debilitados, entre outros procedimentos”, explicou a coordenadora do Aju Animal.

Saúde animal no Brasil

Neste site, já falamos de várias ações em diversas cidades do Brasil de promoção gratuita de saúde animal. Marília, em São Paulo, é uma delas. O mesmo em cidades como Recife, Vitória, Maceió em iniciativa da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Receita Federal Lança Ferramenta Para Proteger o Seu CPF

Não Seja “Laranja” a Receita Federal criou uma maneira para proteger brasileiros e brasileiras das …

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *