Governo Da Bahia Lança Programa De Transição Energética

Foi lançado, pelo governo estadual da Bahia, o programa Bahia + Verde. Trata-se de um programa cujo objetivo é o de inserir o estado na economia global da sustentabilidade. Ele será apresentado por meio da Sema (Secretaria do Meio Ambiente), nesta quinta-feira (1º/06). O lançamento ocorre a partir das 08h30, no auditório da Secretaria da Saúde.

Trata-se, segundo o governo da Bahia, do maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil. Aqui, falamos um pouco do que já se sabe a respeito do Bahia + Verde.

Programa Bahia + Verde conta com 7 eixos e 25 projetos que promete envolver todos os setores sociais da Bahia/ créditos: Governo do Estado da Bahia
Programa Bahia + Verde conta com 7 eixos e 25 projetos que promete envolver todos os setores sociais da Bahia/ créditos: Governo do Estado da Bahia

Impacto previsto para milhões de baianos

O novo programa deverá impactar milhões de baianos e baianas. Ele contará 07 eixos e 25 projetos. No conjunto, eles visam envolver diversos setores sociais, visando uma nova economia sustentável, conforme uma “agenda verde”. Assim, apresentará planos prioritários de proteção e recuperação do patrimônio natural.

Serão adotados novos modelos de gestão e governança participativa. Haverá aumento substantivo da publicidade e da participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais. Espera-se, dessa maneira, se construir uma agenda de desenvolvimento sustentável na Bahia.

Investimento numa economia sustentável

O secretário do Meio Ambiente Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, falou sobre o programa ao portal oficial de notícias do Estado. Segundo ele, trata-se de um amplo programa de recuperação do patrimônio natural baiano, além de uma nova agenda econômica.

O nosso intuito é investir numa Bahia mais sustentável, com mais segurança hídrica, participação social, energia limpa e outras inovações pensadas e adaptadas ao dia a dia dos cidadãos baianos, com foco na conservação, proteção e recuperação do nosso patrimônio natural”, disse.

Estão previstas melhorias dos processos administrativos de licenciamento ambiental e outorga pelo uso de recursos hídricos, buscando eficiência e transparência, aceleração e incubação de startups em áreas ambientais, prospecção de ideias e tecnologias sustentáveis, focadas, em especial, na destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos e de efluentes sanitários”, complementou.

Agenda 2023

O Programa Bahia + Verde passará a ser um dos primeiros a fomentar o turismo regenerativo sustentável no Brasil. Ele funcionará, ao mesmo tempo, como alternativa de renda para a população mais vulnerável socialmente e medida visando conservação ambiental.

Terá foco também na modernização de sistemas de informação e comunicação. No geral, irá atuar visando aceleração da transição socioambiental, ecológica e econômica da Bahia. O objetivo é impulsionar o estado para obter o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para o atendimento da Agenda 2030.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Vagas Abertas Na Rede De Lojas Magazine Luiza Pelo Brasil

Magazine Luiza Abre Vagas De Emprego Em Todo O Brasil

O Magazine Luiza, uma das maiores empresas do mercado brasileiro, acaba de abrir um novo …

CadÚnico Pelo WhatsApp

Cidades Criam Canal de Atendimento CadÚnico Pelo WhatsApp

Algumas cidades têm disponibilizado o cadastramento e atualização do CadÚnico por meio do WhatsApp, a …

Cursos Gratuitos Da Nestlé Gastronomia

Nestlé Oferece Curso Gratuito De Gastronomia

A Nestlé está com inscrições abertas para Curso Gratuito De Gastronomia. Trata-se de uma formação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *