Foi lançado, pelo governo estadual da Bahia, o programa Bahia + Verde. Trata-se de um programa cujo objetivo é o de inserir o estado na economia global da sustentabilidade. Ele será apresentado por meio da Sema (Secretaria do Meio Ambiente), nesta quinta-feira (1º/06). O lançamento ocorre a partir das 08h30, no auditório da Secretaria da Saúde.
Trata-se, segundo o governo da Bahia, do maior programa de transição energética, econômica e social do Brasil. Aqui, falamos um pouco do que já se sabe a respeito do Bahia + Verde.
Impacto previsto para milhões de baianos
O novo programa deverá impactar milhões de baianos e baianas. Ele contará 07 eixos e 25 projetos. No conjunto, eles visam envolver diversos setores sociais, visando uma nova economia sustentável, conforme uma “agenda verde”. Assim, apresentará planos prioritários de proteção e recuperação do patrimônio natural.
Serão adotados novos modelos de gestão e governança participativa. Haverá aumento substantivo da publicidade e da participação social nos processos de decisão e no avanço das políticas públicas ambientais. Espera-se, dessa maneira, se construir uma agenda de desenvolvimento sustentável na Bahia.
Investimento numa economia sustentável
O secretário do Meio Ambiente Bahia, Eduardo Mendonça Sodré Martins, falou sobre o programa ao portal oficial de notícias do Estado. Segundo ele, trata-se de um amplo programa de recuperação do patrimônio natural baiano, além de uma nova agenda econômica.
“O nosso intuito é investir numa Bahia mais sustentável, com mais segurança hídrica, participação social, energia limpa e outras inovações pensadas e adaptadas ao dia a dia dos cidadãos baianos, com foco na conservação, proteção e recuperação do nosso patrimônio natural”, disse.
“Estão previstas melhorias dos processos administrativos de licenciamento ambiental e outorga pelo uso de recursos hídricos, buscando eficiência e transparência, aceleração e incubação de startups em áreas ambientais, prospecção de ideias e tecnologias sustentáveis, focadas, em especial, na destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos e de efluentes sanitários”, complementou.
Agenda 2023
O Programa Bahia + Verde passará a ser um dos primeiros a fomentar o turismo regenerativo sustentável no Brasil. Ele funcionará, ao mesmo tempo, como alternativa de renda para a população mais vulnerável socialmente e medida visando conservação ambiental.
Terá foco também na modernização de sistemas de informação e comunicação. No geral, irá atuar visando aceleração da transição socioambiental, ecológica e econômica da Bahia. O objetivo é impulsionar o estado para obter o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para o atendimento da Agenda 2030.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!