loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Diversos Programas Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Entenda O Plano de Neoindustrialização Proposta Por Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  e o vice Geraldo Alckmin (PSB) publicaram, nesta quinta-feira (25/05), o artigo “Neoindustrialização para o Brasil que queremos”. A publicação se deu marcando o Dia da Indústria. No mesmo dia está previsto o anúncio de medidas de incentivo a compra de carros novos. Já falamos sobre o assunto aqui.

O artigo a queda do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil nos últimos anos. Além disso, destaca a necessidade de o país deixar de ser apenas um grande exportador de matéria-prima. Segundo o artigo, isso mantém o país dependente da oscilação externa de preços desses produtos.

Lula e Alckmin em foto durante a campanha eleitoral de 2022 - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula e Alckmin em foto durante a campanha eleitoral de 2022 – Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

É necessário recuperar o setor industrial brasileiro para fortalecer a economia e garantir a soberania em setores estratégicos, como saúde, comunicações, defesa e energia. A renda do trabalho teve uma queda significativa, chegando ao menor valor em uma década”, argumentam.

A proposta é de promover uma série de medidas que mude o perfil econômico do Brasil. Explicamos aqui o que vem a ser essa neoindustrialização.

Quais são os principais pontos da neoindustrialização proposta pelo governo?

O artigo que fala na neoindustrialização destaca que a participação da indústria no PIB tem se tornado cada vez menor no Brasil. Isso leva a uma diminuição do que se chama de “complexidade econômica”. O artigo assinado por Lula e Alkmin aponta que o Brasil caiu no ranking desse índice, passando da 25ª posição para cerca de 50ª.

A complexidade econômica é um índice que mede o quanto a economia do país tem cadeias mais longas, com produtos mais sofisticados e de maior valor agregado. Quanto mais complexas as cadeias de produção na economia, mais e melhores são os empregos gerados e mantidos.

Anúncio

Implementação de políticas de desenvolvimento industrial

Segundo o governo federal, é preciso fazer uma política industrial inteligente no país. Ela deve levar em consideração a escuta da sociedade por meio do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial). Em princípio, serão dados incentivos à indústria para suprir carências em áreas como saúde e defesa.

Além disso, são mencionados programas específicos. Entre eles, citaram o Padis (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores).

Foram citadas ainda algumas oportunidades comerciais para o Brasil, que necessitam de importantes missões para a indústria. Um deles é a exportação de carros elétricos e motores flex, pensando em uma transição energética. O governo também diz que a indústria brasileira pode aproveitar nichos abertos pelo crescimento de países asiáticos, como Índia, Indonésia e Vietnã. O mesmo em relação ao mercado interno da China.

Políticas

Em termos de políticas, o governo citou algumas medidas concretas a serem tomadas para a neoindustrialização. Foi citada a necessidade de reduzir o chamado “custo Brasil”, relacionado a problemas de infraestrutura e excesso de burocracia. Além disso, reforçou-se a necessidade de uma reforma tributária. A ideia é também melhorar o ambiente de negócios no país.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *