loader image
Categorias
Dinheiro Esquecido no BC Diversos Programas

Brasileiros Têm Bilhões a Receber De Bancos Veja Pelo BC

Há bilhões de reais sob posse de bancos que poderiam estar nos bolsos de brasileiros e brasileiras. Porém, muitas dessas pessoas sequer sabe que tem direito a receber algum valor desses bancos. Esse dinheiro é referente a cobranças indevidas ou remanescente de contas antigas encerradas. Segundo levantamento do Banco Central (BC), de junho de 2021, teve cerca de R$ 8 bilhões, até agora já devolveu um total de R$ 2,36 bilhões para 7,2 milhões de pessoas físicas e 300 mil pessoas jurídicas..

Mas como saber se você tem algum valor para receber? Antes, era uma operação mais complexa, o que levou à atual situação. Contudo, um novo serviço do BC veio para facilitar a situação das pessoas. Agora, será possível conferir pela internet se você tem algum valor para receber.

Veja o vídeo sobre este assunto no Canal Programas Sociais BR:

O Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR) é um serviço que pode ser acessado NOVAMENTE a PARTIR DE 28/Fevereiro/2023 na página do BC na internet: www.valoresareceber.bcb.gov.br/ para iniciar a receber o dinheiro parado. Ele permite a consulta de recursos remanescentes nas contas. Com efeito, esse serviço serve tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Seu objetivo é facilitar o processo de devolução.

O sistema oferece informações sobre saldo credor de contas encerradas. Além disso, traz informações sobre parcelas de empréstimos e tarifas cobradas indevidamente. Traz ainda dados sobre recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros casos.

Como fazer a consulta?

Depois de entrar no site, a consulta feita em duas etapas. Primeiro,  a pessoa verifica se tem algum dinheiro a receber receberá uma DATA e HORAS para saber o valor e como receberá. Se o sistema NÃO informar DATA NO MOMENTO, terá que refazer nova pesquisa depois. Será necessário ter Conta no Gov.BR (é mesma contado que precisa para o Conecte SUS): www.gov.br/pt-br, mas, sempre um “mas”, você precisa ter o nível da conta “Prata” ou “Ouro”, isto é nível mais seguro de conta.

Então entre a partir de 28/Fevereiro/2023 na página do BC, acesse a seção e PASSO A PASSO: Minha Vida Financeira: www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber para saber a DATA e HORA do agendamento, se vc tiver uma grana para receber. Siga o Passo a Passo no link. Inclusive para você que possui parentes FALECIDOS podem solicitar, principalmente depois de uma Pandemia onde houve perdas humanas muito grande, veja AQUI.

Anúncio

Depois disso, é preciso ir até o final da página e clicar no último item. Seu título é Consulta ao Relatório Valores a Receber.

Depois de fazer isso, clicar em Iniciar consulta e inserir o número do seu CPF. Depois de feita  verificação digital, o sistema vai dizer se tem ou não valores a receber de bancos. Se não tiver, não adianta seguir adiante. Mas se o sistema disser que há valores a receber, é preciso consultar os valores e a instituição e aguardar a data para receber.  .

O que é o Registrato e como consultar os valores?

O Registrato é um portal do BC que permite a cidadãos e cidadãs consultarem suas informações financeiras. Acessando a página do Registrato, há duas opções de cadastro. Uma pelo site do BC e outra pelo site Gov.br, o mesmo que de vários serviços digitais federais.

Em cada caso, basta inserir as informações pedidas e assim se cadastrar. No site do BC, com menos restrições, o cadastro tende a ser mais simples.

Depois disso, é possível verificar os valores e solicitar a restituição dos valores pela instituição financeira em questão.

Por Valdnir Fernandes

Meu Nome é Valdnir Fernandes - sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!

Uma resposta em “Brasileiros Têm Bilhões a Receber De Bancos Veja Pelo BC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *