loader image
Categorias
Bolsa Família

1,5 Milhão De Pessoas Devem Perder Bolsa Família Em Março

Aproximadamente 1,5 milhão de beneficiários e beneficiárias do Bolsa Família e que recebem o benefício irregularmente deverão ser excluídas.  Isso deve acontecer logo no mês de março, confirme anunciou nesta sexta-feira (24/02) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.

Em contrapartida, mais 700 mil famílias regularmente cadastradas para o benefício serão incluídas no programa, complementou Dias.

De acordo com Dias, deixarão de receber o Bolsa Família pessoas têm renda acima do limite legal para o programa. Desse total de 1,5 milhão de pessoas, existem cerca de 400 mil cadastros unipessoais. Já explicamos aqui que esse grupo era um dos mais problemáticos em termos de suspeita de fraudes nos programas federais.

Por sua vez, como dissemos o ministério incluirá cerca de 700 mil famílias em março. Trata-se de pessoas que cumprem os requisitos para receber o Bolsa Família, mas não conseguiam ser alcançadas. Esse grupo foi incluído graças à busca ativa, realizada pelo Governo Federal, a qual explicamos aqui.

Com a busca ativa e a rede do Sistema Único de Assistência Social, que é muito preparada e muito competente, nós temos condições agora de trazer também para o recebimento quem tem o direito e estava na fila, estava fora”, destacou o ministro em nota enviada pela pasta.

As informações completas estão na Agência Brasil.

Anúncio

Valor extra

O ministro confirmou ainda que será criado um valor extra para as famílias que são mais numerosas. Assim, o ministro confirma informação a qual já explicamos detalhadamente aqui neste site. Justificando tal medida, Dias criticou também o modelo adotado pelo Auxílio Brasil, criado durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022).

Para ele, o problema do modelo do governo Bolsonaro é que o valor de R$ 600,00 desconsiderava o tamanho da família. No caso, o mesmo valor ia para uma família de um só membro e para outras com muito mais integrantes.

Não faz nenhum sentido. Por isso, vamos ter também uma valor extra per capita, para atender às famílias mais numerosas. Quem vai tomar a decisão final é o presidente Lula“, explicou o ministro.

Famílias que saíram voluntariamente

Em entrevista à Globo News, Dias declarou que cerca de 2.265 famílias decidiram sair voluntariamente. A opção foi disponibilizada por meio de aplicativo do governo.

Nós abrimos a possibilidade de as pessoas que não se encaixavam se apresentarem voluntariamente e saírem do programa. Isso aconteceu com essas famílias“, disse.

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *