Famílias Unipessoais Podem Perder Auxílio Brasil. Entenda

Quem recebe o Auxílio Brasil, em breve vai voltar a chamar Bolsa Família e compõem o grupo de famílias unipessoais (pessoas que moram sozinhos) precisarão passar, nos próximos dias, pelo processo de focalização. Nesse processo, as pessoas serão orientadas a corrigirem o cadastro. No caso de encontrarem irregularidades, essas pessoas serão bloqueadas no programa.

Diante disso, o Ministério da Cidadania já começou a enviar comunicados para as famílias unilaterais que precisarão atualizar o cadastro. Esses comunicados estão sendo enviados via aplicativo do CadÚnico.

Neste processo não serão convocadas todas as mais de 21 milhões de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Serão convocadas apenas aquelas com apenas um integrante que se cadastraram ou atualizaram o CadÚnico nos últimos doze meses. No caso, quem fez ou atualizou o cadastro entre novembro de 2021 até novembro de 2022.

Veja o vídeo sobre o Novo Bolsa Família abaixo e outros Programas Sociais Importantes no Canal Programas Sociais BR:

A focalização será feita nos moldes de uma averiguação cadastral. Quem precisar fazê-la receberá notificação do Ministério da Cidadania das mais variadas formas. Ela pode ser feita pelo extrato do benefício quando forem receber o pagamento ou através de notificação no aplicativo Auxílio Brasil, por exemplo.

Por conta disso, o governo também já enviou mensagens através do aplicativo CadÚnico.

Mensagem no app do CadÚnico

De acordo com a mensagem, no caso de convocação, será necessário que quem declarou que mora sozinho(a) compareça a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou no setor responsável pelo Auxílio Brasil na prefeitura do seu munícipio.

Nesse caso, será preciso levar os documentos pessoais e comprovantes de renda e residência. Isso é necessário para cada uma das pessoas que morem na mesma casa. Isso independe de serem familiares ou não. Essa informação é importante, por exemplo, para pessoas que declararam morar sozinhas, mas que vivem em quartos alugados ou dividem aluguel em casas ou apartamentos na forma de “repúblicas”, por exemplo.

O comunicado avisa as famílias do Auxílio Brasil que comparecerem para realizar o processo de averiguação cadastral poderão perder o benefício. Podem perder, além do benefício mensal, outros atrelados ao CadÚnico.

Suspeitas de fraude

Averiguações do tipo são importantes no sentido de detectar fraudes no programa. O Tribunal de Contas da União (TCU) teria alertado o ministério em meados deste ano sobre o assunto. Estima-se que por volta de 2 milhões de famílias unilaterais estejam recebendo o Auxílio Brasil indevidamente.

A mensagem enviada no aplicativo tem o teor da que segue abaixo, na íntegra:

Averiguação Cadastral Unipessoal

Prezado (a),

Sua família está em Averiguação Cadastral Unipessoal. Isso significa que o Ministério da Cidadania identificou possíveis inconsistências na composição familiar registrada no Cadastro Único. O (a) Responsável Familiar deve regularizar o cadastro da família até Dezembro de 2022 no CRAS ou no setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.

Caso o cadastro não seja regularizado, sua família não poderá ter benefícios como Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Em caso de dúvidas, ligue para o Ministério da Cidadania.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Abertos Gratuitos Rio On

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …

Bolsas De Estudos Para Professores Pelo Governo Federal

Bolsas De Iniciação à Docência Serão Distribuídas Pelo Governo

O Governo Federal receberá inscrições para mais de 80 mil bolsas de iniciação à docência. …

Aprenda Mais Plataforma De Cursos Do MEC

Aprenda Mais Oferece Cursos Gratuitos De Idiomas

A plataforma Aprenda Mais, do MEC — Ministério da Educação, atua oferecendo vários cursos gratuitos …

One comment

  1. Muita gente precisando desse dinheiro 😔, emprego acha, mas oportunidade ninguém dá, sempre tem um problema. Quando a questão não é beleza demais, é porquê é nova, ou preta, tem de tudo, e muitas pessoas pra não ficarem desempregadas, principalmente mulheres, se submetem a “certas” coisas, pra se manterem lá, ninguém é obrigado a nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *