A Prefeitura de Vitória, capital do Espírito Santo, realiza ao longo do ano várias etapas do Programa Vitória da Castração Animal. O programa busca reduzir o número de animais abandonados em vias públicas da cidade. As castrações vem sendo feitas gratuitamente.
A próxima etapa tem inscrições que começam em 30 de agosto. Mais informações no https://bemestaranimal.vitoria.es.gov.br/.
A iniciativa foi criada pelo Decreto Municipal nº 19.816/2021. Ela conta com investimento de mais de R$ 1 milhão. O objetivo é o de realizar 3 mil esterilizações em cães e gatos por ano.
O programa também oferece o registro de microchip para cadastrar o pet e o tutor. Atualmente, algumas cidades brasileiras, como São Paulo, vem cadastrando animais domésticos para serem identificados dessa forma. Assim, é diminuído o risco de que animais domésticos sejam perdidos, por exemplo.
O público-alvo são moradores de Vitória em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa poderá atender pessoas que tenham, no máximo, seis animais. São consideradas pessoas em vulnerabilidade social aquelas que recebem até três salários mínimos ou 1,5 salário mínimo por pessoa.
Outros públicos atendidos são protetores independentes que tenham até sete animais. Além deles, são atendidas ONGs e outras pessoas jurídicas que atuem na área de proteção, defesa e bem-estar animal. Cabe repetir que para munícipes o limite aplicado será o seis bichos.
Mais informações estão disponíveis estão no site da prefeitura de Vitória. Nele, também é possível fazer o cadastro. O acesso pode ser feito aqui.
Como funciona?
Os serviços oferecidos pelo Programa englobam microchipagem e esterilização cirúrgica de cães e gatos. Além disso, contam com a realização de exames laboratoriais pré-operatórios. Por sua vez, o programa também promove o fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos. Provê também medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.
Além dos serviços citados acima, o programa prevê o cadastro de tutores(as) e registro dos animais. A ideia é criar condições para uma futura construção do censo populacional de cães e gatos em Vitória.
O programa também tem como diferencial o fluxo contínuo na prestação do serviço. Assim, em caráter permanente, as pessoas e ONGs de proteção animal podem se cadastrar.
O foco do programa está no reconhecimento da atuação dos protetores de animais no combate ao abandono e maus-tratos. Assim, o programa define os grupos prioritários que serão atendidos. No entanto, todos os munícipes podem se cadastrar. O acesso aos serviços se dará conforme avanço das fases do Programa.
Etapas do programa
São essas as etapas do programa:
1 – Cadastro individual de tutores e de animais no Portal;
2 – Triagem dos cadastrados, com validação pela equipe técnica;
3 – Seleção conforme critérios de prioridade;
4 – Participação em palestra educativa e orientativa;
5 – Assinatura do Termo de Responsabilidade pelo tutor;
6 – Entrega de Guia de Autorização para agendamento junto às clínicas credenciadas;
7 – Realização dos procedimentos: avaliação clínica e laboratorial, castração, microchigapem, registro dos animais e entrega da medicação;
8 – Acompanhamento pós-cirúrgico 24 horas.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!
Pesquise Artigos