UNICAMP, USP E UFG Oferecem Cursos OnLine Gratuitos

Cursos on-line gratuitos vem sendo bastante procurados. Sobretudo após o início da pandemia, em 2020, cada vez mais as pessoas estão os procurando. Isso porque, além de ampliar os conhecimentos e preencher o tempo de modo útil, também melhoram o currículo. Isso pode ser fundamental para a realocação no mercado de trabalho.

O que muitas vezes atrapalha é saber o nível de qualidade dos cursos. Muitas vezes são ofertados por plataformas e instituições que não prezam pela qualidade. Assim, aquilo que poderia se tornar uma fonte de oportunidades, pode se tornar uma grande perda de tempo.

Diante disso, várias formações vem sendo oferecidas por instituições bem conceituadas do Brasil. É possível ter um certificado emitido por uma universidade pública de destaque nacional e internacional fazendo esses cursos.  É o caso de capacitações ofertadas por Universidade São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

UNICAMP e Plataforma Coursera

A Unicamp tem 12 cursos, disponíveis para pessoas de todo o Brasil, em diversas áreas. São capacitações criadas por docentes da universidade, oferecidos pela Unicamp em parceria com a plataforma Coursera. São formações que abrangem diferentes áreas, como tecnologia, administração e música, passando por saúde e até beleza.

Para ter acesso aos cursos, basta acessar o perfil da Unicamp na plataforma. O cadastro pode ser feito no site https://www.coursera.org/unicamp. No endereço também é possível ver a lista de cursos e docentes que os ofertam.

unicamp-logo – PNG e Vetor - Download de Logo
Créditos/ Reprodução

Para obter o certificado dos cursos, exige-se o cumprimento da carga horária mínima. Além disso, será preciso arcar com uma taxa, devido à verificação de identidade. Nesse caso, ainda é possível solicitar auxílio financeiro ou uma bolsa de estudo caso o ou a estudante não tenha condições de realizar o pagamento.

Cursos em saúde na UFG

Já a UFG lançou curso gratuito voltado para profissionais de saúde de nível superior e médio. São aproximadamente 30 mil vagas. Serão cursos oferecidos pela plataforma Unasus. Os cursos são voltados para:

  • Profissionais Gestores Municipais, Estaduais e Distritais de Saúde;
  • Profissionais de saúde em geral, de nível médio ou técnico, com preferência para aqueles com compõem equipes de Estratégia de Saúde da Família e utilizam prontuário eletrônico;
  • Profissionais da Tecnologia da Informação.

Entretanto, vale ressaltar que não existe restrição para participar do curso, de modo que todos os interessados poderão acessar dentro do limite de vagas.

As inscrições podem ser feitas no endereço da plataforma Unasus, no https://www.unasus.gov.br/noticia/una-sus-ufg-lanca-novo-curso-sobre-certificado-digital, até o final de abril de 2023.

Cursos na Plataforma Apolo, na USP

Por fim, a USP disponibiliza vários cursos por meio da Plataforma Apolo, da própria instituição. Eles têm como foco públicos diversos, como estudantes, docentes, trabalhadores da área de saúde etc. Há cursos para qualquer pessoa que queira se inteirar sobre os assuntos abordados nas especializações diversas oferecidas.

Para fazê-los, basta se cadastrar na Plataforma Apolo. Para ter o direito ao certificado, basta ter 75% de presença.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Bolsa Atleta Potiguar RN

Bolsa Atleta Potiguar Abre Inscrições No Rio Grande Do Norte

O programa Bolsa Atleta Potiguar passou a receber inscrições em sua primeira edição, em 2024. …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *