Governo Libera Programa Internet Brasil Gratuita

Tecnologia 5G: Como Pedir Kit Gratuito Para Ver TV Aberta?

Na próxima quinta-feira (04/08), a tecnologia 5G irá chegar em São Paulo. No último dia 29/07, ela já havia chegado a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Em breve, ela deverá estar em todas as cidades do Brasil. Usuários e usuárias do novo padrão terão acesso a transmissão de dados com mais velocidade e eficiência.

Porém, como toda mudança, esta não ocorrerá sem que aconteçam alguns problemas.

Advertisements

Isso porque as empresas provedoras de TV via antena parabólica já avisaram sobre a necessidade de quem usa tal  equipamento de fazer uma troca. Isso acontece porque a quinta geração da banda larga móvel opera na mesma frequência da parabólica convencional (Banda C). Assim, o sinal de TV aberta passará a ser disponibilizado na Banda Ku. Esta, por sua vez, exige outro tipo de antena para ser captado.

Anatel aprova edital do 5G: entenda os futuros impactos da nova tecnologia  para o Brasil - Programa de Parcerias de Investimentos
Créditos: Anatel/Governo Federal (Reprodução)

Mas a troca de antenas poderá ser gratuita.  Isso porque o projeto de expansão do 5G no Brasil tem isso em uma de suas especificações. De acordo com o edital do leilão da Licitação da tecnologia 5G, está prevista a entrega de um kit para que famílias consigam ter acesso à TV aberta. Isso ocorrerá no momento em que a nova tecnologia for liberada naquela localidade.

Advertisements

O processo de solicitação é bastante simples.

Como solicitar gratuitamente a troca da antena?

Em primeiro lugar, a troca gratuita será oferecida às famílias inscritas em programas federais por meio do CadÚnico. Com isso, a solicitação poderá ser feita gratuitamente. Para tanto, será necessário ligar para o telefone 0800-729-2404 e fazer o agendamento da troca.

Advertisements

Outra opção é pelo site https://sigaantenado.com.br/. Em ambos, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Número de Identificação Social (NIS).

As empresas terão 90 dias, contados a partir do início da operação do 5G naquela cidade, para distribuir os kits. Quem já utilizar outros sistemas de transmissão de TV, como as antenas digitais (interna ou externa) ou a TV por assinatura, não precisa fazer a troca.

O que muda com a 5G?

Hoje, há cobertura 3G e  4G para quase 100% das pessoas no Brasil. A 5G, em implementação, deverá trazer uma série de mudanças em termos de internet móvel no país. Primeiramente, deve melhorar o funcionamento geral da internet em dispositivos móveis.

Além disso, a nova tecnologia viabiliza aplicações antes impensáveis, entre elas a adoção em massa da computação em nuvem por esses aparelhos. Também torna viável o acesso a Internet das Coisas (IoT) e o funcionamento, por exemplo, de veículos autônomos.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Cursos Disponíveis Senai

Senai-PB Abre Inscrições Para 10 Cursos 100% Gratuitos

O Senai da Paraíba (Senai-PB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos. Serão capacitações nas …

AEPW/ Créditos: reprodução

AEPW vai criar 60 centros de reciclagem no Brasil

A Alliance To End Plastic Waste (AEPW) acaba de anunciar o seu primeiro projeto no …

Auxílio Brasil tem fila de 2,78 milhões de famílias

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta um dado preocupante sobre o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *