loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Tecnologia 5G: Como Pedir Kit Gratuito Para Ver TV Aberta?

Na próxima quinta-feira (04/08), a tecnologia 5G irá chegar em São Paulo. No último dia 29/07, ela já havia chegado a Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Em breve, ela deverá estar em todas as cidades do Brasil. Usuários e usuárias do novo padrão terão acesso a transmissão de dados com mais velocidade e eficiência.

Porém, como toda mudança, esta não ocorrerá sem que aconteçam alguns problemas.

Isso porque as empresas provedoras de TV via antena parabólica já avisaram sobre a necessidade de quem usa tal  equipamento de fazer uma troca. Isso acontece porque a quinta geração da banda larga móvel opera na mesma frequência da parabólica convencional (Banda C). Assim, o sinal de TV aberta passará a ser disponibilizado na Banda Ku. Esta, por sua vez, exige outro tipo de antena para ser captado.

Anatel aprova edital do 5G: entenda os futuros impactos da nova tecnologia  para o Brasil - Programa de Parcerias de Investimentos
Créditos: Anatel/Governo Federal (Reprodução)

Mas a troca de antenas poderá ser gratuita.  Isso porque o projeto de expansão do 5G no Brasil tem isso em uma de suas especificações. De acordo com o edital do leilão da Licitação da tecnologia 5G, está prevista a entrega de um kit para que famílias consigam ter acesso à TV aberta. Isso ocorrerá no momento em que a nova tecnologia for liberada naquela localidade.

O processo de solicitação é bastante simples.

Como solicitar gratuitamente a troca da antena?

Em primeiro lugar, a troca gratuita será oferecida às famílias inscritas em programas federais por meio do CadÚnico. Com isso, a solicitação poderá ser feita gratuitamente. Para tanto, será necessário ligar para o telefone 0800-729-2404 e fazer o agendamento da troca.

Anúncio

Outra opção é pelo site https://sigaantenado.com.br/. Em ambos, basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Número de Identificação Social (NIS).

As empresas terão 90 dias, contados a partir do início da operação do 5G naquela cidade, para distribuir os kits. Quem já utilizar outros sistemas de transmissão de TV, como as antenas digitais (interna ou externa) ou a TV por assinatura, não precisa fazer a troca.

O que muda com a 5G?

Hoje, há cobertura 3G e  4G para quase 100% das pessoas no Brasil. A 5G, em implementação, deverá trazer uma série de mudanças em termos de internet móvel no país. Primeiramente, deve melhorar o funcionamento geral da internet em dispositivos móveis.

Além disso, a nova tecnologia viabiliza aplicações antes impensáveis, entre elas a adoção em massa da computação em nuvem por esses aparelhos. Também torna viável o acesso a Internet das Coisas (IoT) e o funcionamento, por exemplo, de veículos autônomos.

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *