Ao menos 37% dos(as) consumidores(as) de Campinas (SP) ainda não têm acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) da CPFL Paulista. O programa, com sabemos, oferece redução de até 65% na conta de luz. Para obtê-la, é preciso reunir critérios necessários de obtenção do desconto, como ter cadastro no CadÚnico. Um problema recorrente em Campinas é a divergência de dados nos cadastros.
De acordo com dados da CPFL, em Campinas, há 38 mil pessoas já estão cadastradas. Contudo, o número poderia chegar a 60,3 mil. Em Sumaré (SP), são 12,5 mil consumidores. Porém, o esperado é de 15,4 mil. Já em Hortolândia (SP), os beneficiários passariam de 11,7 mil para 12,7 mil.
Enfim, em toda região de Campinas, existe uma diferença entre o que poderia e o que de fato há de cadastros na TSEE.
Por isso, a empresa decidiu fazer uma busca ativa para encontrar os consumidores e as consumidoras que ainda não aderiram à TSEE. A razão mais comum para os clientes não obterem o benefício é a divergência entre os dados do CadÚnico e da CPFL.
Quem pode obter a TSEE?
Podem ser beneficiadas pela TSEE:
- Famílias inscritas no CadÚnico, cuja renda familiar mensal per capita seja menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606);
- Famílias com idosos(as) com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam benefício de prestação continuada (BPC);
- Famílias inscritas no Cadúnico com renda mensal de até três salários mínimos que tenha algum(a) portador(a) de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento médico ou terapêutico exija o uso contínuo de aparelhos que demandem o consumo de energia elétrica;
- Família indígena ou quilombola inscrita no Cadúnico.
O que fazer para obter o benefício?
Para que o benefício seja concedido é preciso, primeiramente, que se cumpram os requisitos acima. Não apenas isso, mas ter exatamente as mesmas informações no CadÚnico e na base de dados da CPFL. Entre os dados estão o nome completo sem erros ou abreviações, número de CPF, RG e NIS, além do endereço.
Para certificar que as informações estão corretas, é preciso procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
O pedido pelo benefício deve ser feito pela pessoa titular da conta de energia. Porém, essa pessoa não precisa ir a uma agência ou entrar em contato com a CPFL. Todo o trabalho de busca dos beneficiários é feito pela própria empresa.
Em caso de dúvida, basta procurar os canais digitais da CPFL na internet ou entrar em contato pelo número 0800 010 1010.
Meu Nome é Valdnir Fernandes – sou professor formado em Biologia e jornalista! Trabalho na Blogosfera para levar mais informações úteis para o visitante ilustre. Buscando levar informações importantes, isto é, o Programas Sociais BR é um site de Utilidade Pública !!