Tocantins Cria Programa Que Distribui Bolsas De Estudo

O Governo do Estado de Tocantins assinou na última sexta-feira (29/09) a MO (Medida Provisória) n° 22/2023. Ela dispõe sobre o Programa Educa Mais Tocantins. Trata-se de uma iniciativa que ofertará bolsas de graduação para jovens de baixa renda, além de professores e professoras da rede pública. Vai beneficiar sobretudo pessoas que vivem em municípios do interior do Estado. A previsão é que haja distribuição de cerca de 5 mil bolsas.

O programa será executado pela FAPT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins). Em breve, as informações mais detalhadas do programa serão divulgadas meio de edital. O objetivo é possibilitar a interiorização da graduação.

Como dissemos, o Educa Mais Tocantins atuará oferecendo 5 mil bolsas de estudo. Ela servirá para jovens tocantinenses cursarem o ensino superior, em nível de graduação. A distribuição será feita considerando as demandas sociais identificadas, as potencialidades e as vocações produtivas de cada região do Estado.

Benefício a jovens de Tocantins

O programa beneficiará estudantes de baixa renda, egressos e egressas do ensino médio e que não possuam diploma de curso superior. Além disso, dará bolsas a professoras e professores da rede pública de ensino.

Advertisements

O programa contará com investimento do Governo do Tocantins de R$ 10 milhões iniciais. Esses recursos são oriundos de emendas parlamentares, dentre outras fontes. Além disso, terá verba do FECT (Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia), geridos pela FAPT.

Importância do programa

Espero que as universidades participem para que possamos contemplar alunos que residem em locais mais remotos, para ter uma oportunidade de formação“, disse o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ao assinar a MP.

Advertisements

Com esse projeto levaremos ensino superior aos alunos que não têm acesso à universidades e que não possuem condições de migrar da cidade para buscar uma graduação. Nosso objetivo é contribuir com a geração de emprego e a inclusão social, além de estimular a formação do professor da rede pública de ensino, pretendendo trazer uma atividade mais qualificada para os nossos professores conforme a sua área de atuação”, sublinhou Márcio Silveira, presidente da Fapt.

Como se inscrever?

As inscrições ainda não estão abertas. De acordo com o governo estadual, o próximo passo para a execução do programa será o chamamento público. Segue agora o processo criação de um edital. Ele servirá para que as instituições de ensino privadas se inscrevam no processo.

Depois disso, será feita a divulgação de como será a seleção de estudantes e docentes que participarão do programa.

Advertisements
Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Projeto Pretende Criar Programa Habita Servidor Para Servidores Públicos

Projeto Pretende Criar Programa Habitacional Para Servidores

A Câmara dos Deputados está pautando o que deve ser a instituição de um programa …

Oportunidades Na Prefeitura De BH Belo Horizonte

BH Abre Curso De Formação De Mulheres Na Construção Civil

A prefeitura de Belo Horizonte lançou iniciativa visando reduzir a desigualdade entre homens e mulheres …

Banco Santander Diversas Vagas De Emprego e Estágios

Santander Oferece Bolsas De Estudo Para Aprender Inglês

O Santander e o British Council lançaram nova edição online do programa Santander Scholarships | …