Recentemente, o Serasa divulgou uma nota esclarecendo que muitas pessoas estão com dívidas ativas, mas não sabem. E não se trata de poucas pessoas: de acordo com a entidade, são mais de 20 milhões de brasileiros e brasileiras nessa situação.
No caso, o Serasa mostrou que milhões podem estar com o nome sujo e não sabem. Com restrição, as pessoas terão problemas em compras à prazo, obtenção de crédito, pedido de empréstimos e muitas outras operações.
De acordo com um levantamento realizado pela instituição, há uma razão importante para este quadro. Segundo o Serasa, aproximadamente 51 milhões de pessoas nunca consultaram a situação do próprio CPF. Pouco menos da metade desse total, 20 milhões de pessoas, possuem restrições de crédito e só saberão quando tiverem alguma operação bloqueada.
Importância De Consultar o CPF Pelo Serasa
Possuir alguma dívida pode levar o consumidor a enfrentar restrições importantes, como explicamos acima. Além da dificuldade de obter crédito ou financiamentos, há diversos outros impedimentos que podem surgir. Diante disso, é muito importante fazer a consulta constante do CPF.
A boa notícia é que a consulta ao CPF junto ao Serasa é rápida e também pode ser feita gratuitamente. Basta acessar os mecanismos de consulta que a plataforma disponibiliza.
Como consultar a sua situação no Serasa?
A consulta à própria situação em termos de endividamento no Serasa pode ser feita rapidamente e de forma gratuita. Para tanto, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site oficial ou o aplicativo do Serasa: a plataforma está disponível neste link e o app pode ser baixado nas lojas oficiais dos sistemas Android e iOS — serasa.com.br/aplicativo-serasa
- Faça seu cadastro: para fazer o cadastro, é necessário fornecer o CPF, nome completo, e-mail e número do celular
- Confirme a criação da conta: depois de confirmar a conta, será possível ver se possui débitos registrados no seu nome
Como agir se o nome estiver sujo?
Na plataforma, será possível checar o score do Serasa, e também se há dívidas no seu CPF. Ao haver dívidas, será possível consultar com qual empresa ela está ligada. E existem várias maneiras de resolver a situação.
Uma delas é procurando diretamente a empresa. Trata-se da opção mais recomendável em caso do não reconhecimento da dívida. Com esse passo dado, as pessoas podem, em caso de não haver acordo, buscarem solução na justiça.
Pela plataforma do Serasa, ainda existem outras opções de resolver a dívida. Podem ser feitos pagamentos à vista com desconto, utilizando para isso o Pix ou cartões de crédito e de débito, além de opções de transferência bancária.
Acompanhe Assuntos Que Podem Ser De Seu Interesse
[button color=”orange” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/receita-federal-lanca-ferramenta-para-proteger-o-cpf” icon=”” target=”true”]Como Não Ser “Laranja” Proteja Seu CPF De Golpes e Fraudes, Veja Aqui[/button]
[button color=”green” size=”medium” link=”https://programassociaisbr.com.br/?s=beneficios-sociais” icon=”” target=”true”]Acompanhe Os Benefícios Sociais Para Você, Aqui[/button]
Mestre e doutor em História Social da Cultura — UFMG