Saúde Digital: Programa Do Piauí Deve Ser Adotado No Resto do País

O Projeto Piloto Piauí Saúde Digital foi criado pelo Governo do Piauí como um serviço com teleconsultas e telediagnóstico. Atende principalmente a atenção primária nas redes de saúde do estado. Trata-se de um projeto pioneiro, que integra as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e serviços de telemedicina.

Por meio dele, a ficha médica de cada paciente pode ser disponibilizada para toda uma rede de hospitais estadual. Com efeito, o Saúde Digital, do Piauí, integra a atenção básica de saúde com os demais níveis do sistema de saúde estadual.

Com sucesso no estado nordestino, há estudos para que esse programa social de saúde seja adotado a nível nacional. Explicamos aqui.

Encontro do governador do Piauí com ministra e ministro

O governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu na última terça-feira (17/05), em Brasília, com chefes de pastas do Governo Federal. No caso, com a ministra da Saúde Nísia Trindade e com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Na ocasião ele convidou a ministra da saúde para ir ao Piauí. O intuito é que ela possa conhecer de perto e avaliar o programa de Saúde Digital, o qual explicamos acima. Desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí, trata-se de um programa de sucesso que pode ser implantado em todo o país.

Implementação a nível nacional

O convite feito à ministra da Saúde visa avaliar o modelo de telessaúde do Saúde Digital. A ideia é levantar seus méritos e eventuais problemas.  Assim, será possível ter uma base mais geral para a sua utilização, a nível nacional, no SUS (Sistema Único de Saúde).

Convidei a ministra para participar e conhecer nosso projeto de telessaúde, então toda a equipe vai verificar se o nosso modelo, de fato, representa essa revolução, como nós estamos anunciando há muito tempo, melhorando a qualidade no atendimento nos lugares mais distantes de todo o estado do Piauí”, disse o governador.

Programa recente

O Saúde Digital é um programa bastante recente. Ele foi lançado somente em abril deste ano. Basicamente, ele consiste na oferta de teleconsultas e telediagnósticos especializados. O programa tem por objetivo ampliar e melhorar a rede de cobertura da saúde pública estadual.

Ele possibilita, por exemplo, atendimentos em locais de difícil acesso. Assim, a população que antes dependia de atendimentos em cidades maiores passa a ser contemplada pelos serviços de saúde pública.

Em suas redes sociais, o governador revelou que a ministra anunciou novos investimentos na saúde do estado.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *