AlfaMais Conheça O Programa Goiano De Alfabetização

O Governo de Goiás tem um grande programa educacional de alfabetização. Trata-se do AlfaMais. Desde 2021, houve um investimento de R$ 58 milhões em alfabetização. Isso visa o objetivo de garantir que todas as crianças matriculadas na rede pública saibam ler e escrever até o segundo ano do fundamental.

Aqui, falamos do principal programa nesse sentido do governo goiano.

Resultados positivos desde a implementação

Desde que começaram esses investimentos, foram quase 300 mil estudantes foram atendidos(as). Isso já tem reflexos práticos que podem ser observados. Em Goiás, o índice de proficiência avançada saltou de 49% para 56%, em somente um ano.

Esses números são referentes ao programa AlfaMais Goiás, desenvolvido pela Seduc (Secretaria de Estado da Educação). O dados foram apresentados na última quarta-feira (17/05).

Nós estamos tendo a oportunidade de transformar a educação pública. E essa é uma meta de vida pra mim”, ressaltou Ronaldo Caiado, governador de Goiás, durante a reunião realizada para a apresentação desses dados.

Apresentação dos dados do AlfaMais Goiás
Apresentação dos dados do AlfaMais Goiás/Governo do Estado de Goiás/ foto: Lucas Diener

O que é e como funciona o AlfaMais Goiás?

O programa AlfaMais Goiás atende os 246 municípios goianos. Desde sua implementação, já distribuiu 350 mil livros, 144 mil kits escolares, 13 mil kits literários e 40 mil livros para professores. O programa ainda ofereceu formação a 3 mil gestores(as) educacionais. Além disso, distribuiu 852 bolsas aos profissionais envolvidos(as).

As ações são inspiradas em um projeto semelhante desenvolvido no estado do Ceará. Hoje, este estado do Nordeste é considerado como aquele com a melhor educação do Brasil.

Outros dados positivos foram apresentados

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, divulgou os dados do Seagp-Alfa (Sistema de Avaliação Educacional do Estado). Eles foram obtidos após a avaliação de 67.928 alunos e alunas de Goiás em 2022.

Desse total, 56% estavam com o padrão de proficiência avançado, em termos de alfabetização. Outros 35% em nível proficiente. Além disso, 6% estavam no nível básico e somente 3% abaixo do básico. Em 2021, menos da metade dos alunos tinha o padrão de proficiência avançado (49%).

Uma criança bem alfabetizada, que lê, que interpreta, é uma criança que tem mais facilidade na vida, no ensino médio, faculdade, emprego e trabalho. O processo de alfabetização é um alicerce de uma casa bem construída. Quanto mais educação, mais mobilidade social”, destacou a secretária.

Parcerias

O AlfaMais atua em parceria com municípios na promoção de melhorias na educação infantil, que é responsabilidade dos municípios.  Através do programa, o governo estadual  auxilia as prefeituras a promover a alfabetização dos alunos e das alunasna idade adequada.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Curso De Eletricista Na Equatorial Energia MA PI PA GO RS

Equatorial Abre Inscrições Para Escola De Eletricistas 2024

O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do Programa Escola de Eletricistas …

Liceu de Ofícios/ Créditos: Guia de Curitiba

Liceu De Ofícios De Curitiba Abre Milhares De Vagas Em Cursos

O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da FAS —Fundação de Ação Social, abriu inscrições …

Curso Gratuito De Ciência De Dados

FGV Oferece Cursos Gratuitos De TI e Ciência De Dados

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) disponibiliza mais de uma centena de cursos gratuitos. Trata-se de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *