Qualificar ES Turismo Abre Inscrições Saiba Mais

O Governo do Estado do Estado do Espírito Santo lançou um novo programa de qualificação gratuito, para a população. Trata-se do Qualificar ES Turismo, voltado para capacitar pessoas que queiram trabalhar no setor, além de profissionais. O programa foi lançado por meio do termo de cooperação entre as Setur (Secretarias do Turismo) e Secti (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional). Falamos aqui sobre o programa, além de como fazer a inscrição.

Veja e Acompanhe Também o Qualificar ES para Mulheres Aqui.

Qualificar ES Turismo

O Governo do Espírito Santo lançou o Qualificar ES Turismo. Trata-se de um programa de capacitação voltado para profissionais do setor. O programa atenderá ainda pessoas que desejam se inserir no mercado de trabalho do turismo. Assim, é a primeira vez que o Governo inicia uma ação como esta. A ideia é conseguir formar pessoas que atuem no turismo, promovendo melhorias nessa área no estado.

O programa de qualificação vai ofertar 660 vagas. Elas serão distribuídas em 22 turmas, que acontecerão entre 2023 e 2024. As aulas serão às terças, quartas e quintas-feiras, de 19h as 22 horas. A primeira turma tem início já no mês de setembro.

Serão 10 municípios atendidos. Essas cidades são parte dos territórios atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O objetivo é ofertar as qualificações a pessoas que trabalhem em restaurantes, cafés, hotéis e empreendimentos do setor do turismo.

Quais cursos serão oferecidos?

Os cursos oferecidos serão os de Garçom e Auxiliar de Cozinha. Como dissemos, eles são voltados sobretudo a pessoas que trabalhem em restaurantes, bares e similares no Espírito Santo. Serão dez municípios capixabas que serão comtemplados nesta primeira etapa:

  • Cariacica
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Colatina
  • Guarapari
  • Linhares
  • Serra
  • Vila Velha
  • Vitória
  • Aracruz
  • Linhares
  • São Mateus.

Em 2023, serão oferecidas 420 vagas e em 2024, a expectativa é de que sejam ofertadas 240. Estão previstas novas fases do programa.

Como se inscrever?

As inscrições iniciaram dia 5 de setembro e vão até dia 15 do mesmo mês. Elas podem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br.

O edital completo do Qualificar ES Turismo pode ser lido no endereço qualificar.es.gov.br/edital-2023-presencial.

Importância do programa

O secretário do Turismo, Weverson Meireles falou ao portal de notícias do Espírito Santo sobre o programa. “A parceria com a Secti é extremamente importante para o turismo capixaba. As capacitações são uma ótima oportunidade para a inserção de pessoas no mercado de trabalho e de possibilidade de empreendedorismo, além de uma grande oportunidade para o setor melhorar sua prestação de serviço, profissionalizando suas equipes cada vez mais. Futuramente, a ideia é expandirmos o programa, que é inédito no Espírito Santo”, explicou.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Programa Acredita crédito para melhorar a vida das pessoas

Programa Acredita é Lançado Pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou em 22/04 o Programa Acredita, com o objetivo de gerar emprego …

Encceja/ reprodução

Encceja Acompanhe Calendário o Cronograma 2024

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário do Encceja (Exame Nacional para Certificação de …

Cursos Gratuitos Do STF Jurídicos e Língua Portuguesa

STF Oferece Vários Cursos Online Gratuitos

O STF (Supremo Tribunal Federal) lançou uma nova série de cursos online gratuitos. O lançamento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *