Programa Wi-Fi Brasil Beneficiou Mais De 700 Escolas

O Governo Federal criou um novo programa que está levando internet de qualidade para as escolas públicas do país. Somente nos primeiros 100 dias de governo, o Programa Wi-Fi Brasil instalou 869 sistemas para conexões de internet. Eles já atendem em 19 estados do país. Até agora, foram 771 escolas públicas beneficiadas atendidas. Desse total,  541 estão em municípios da Região Nordeste.

As informações sobre o andamento do programa Wi-Fi Brasil vem sendo divulgadas amplamente pelo Governo Federal.

Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos principais objetivos do Wi-Fi Brasil. Nossa missão é promover a inclusão digital e social da nossa população, a começar pelas crianças, para que tenham uma educação de qualidade, promovendo desenvolvimento e garantindo oportunidades”, explicou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Programa WIFI BRASIL Cadastro: Internet gratuita e ilimitada para 8,5  milhões de brasileiros
Programa WIFI BRASIL Cadastro: Internet gratuita e ilimitada para 8,5 milhões de brasileiros/ créditos: Ministério da Comunicação

O Wi-Fi Brasil atende escolas públicas, mas também outras unidades de interesse público. Por meio do programa, são instaladas gratuitamente antenas e roteadores em locais diversos. Assim, são atendidas delegacias, UBS (Unidades Básicas de Saúde), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, e telecentros comunitários, dentre outros.

Internet via fibra ótica e via satélite

O Wi-Fi Brasil leva internet em lugares onde ela não chega ou chega de maneira precária, democratizando seu acesso. Isso é feito por meio de fibra óptica e também via satélite. São instaladas antenas que recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Cabe salientar que este é o primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka. Seu sinal cobre todo o Território Nacional e a Amazônia Azul.

O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações. Contou com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.

Outras iniciativas

Há uma meta do programa de ampliar o acesso à internet das escolas públicas dos municípios mais vulneráveis. Para tanto, o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) firmaram acordo. “Essa parceria é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar o objetivo de levar inclusão digital para todos” pontua o ministro.

Como solicitar atendimento do Programa Wi-Fi Brasil?

Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. A solicitação deverá ser analisada, e é possível acompanhar todo o processo. Em caso de aprovação, o tempo estimado para instalação do serviço é de 60 dias a 90 dias.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Como Ajudar As Vítimas Das Enchentes Do Rio Grande Do Sul?

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul? Depois das chuvas ocorridas …

Enchente No Rio Grande Do Sul Liberado O FGTS

Governo Do RS Recria Auxílio Para Vítimas Das Chuvas

O governo do estado do Rio Grande do Sul detalhou, o Programa Volta Por Cima …

Cursos Do Instituto Federal

Instituto Federal Baiano Abre Novos Cursos Gratuitos

O Instituto Federal Baiano sem oferece diversas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Esses Cursos Técnicos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *