loader image
Categorias
Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia BPC-Benefício De Prestação Continuada Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

BPC: Saiba O Que Fazer Para Não Perder O Benefício

O BPC (Benefício de Prestação Continuada), hoje, configura um importante programa de assistência social garantido pelo governo federal. Ele é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e que não tenham condições de trabalhar. Isso, no caso, de possuírem deficiência ou condição permanente que não lhe permitam voltar ao trabalho, ou então idade igual ou superior a 65 anos e não possuem aposentadoria.

O BPC não está vinculado à contribuição previdenciária. Com efeito, o valor do benefício é equivalente a um salário mínimo, conforme o valor vigente no ano.

Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência  Social (LOAS) | Prefeitura de Belo Horizonte
Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) | Prefeitura de Belo Horizonte

Por não ser ligado a contribuição previdenciária, cabe destacar que o BPC não é uma aposentadoria. Ambos são benefícios diferentes, no caso. O BPC se refere a um auxílio assistencial para pessoas em situação de vulnerabilidade que atendem aos requisitos do programa.

Existem alguns motivos que podem levar ao cancelamento ou à suspensão do benefício. Existem várias maneiras para se evitar passar por esse transtorno. Vamos explicar algumas delas a seguir. É preciso ter atenção a alguns detalhes de sorte a evitar esse tipo de situação.

Casos que podem levar ao cancelamento ou suspensão do BPC

O benefício pode ser suspenso ou cancelado por diversos motivos. Um deles é o aumento da renda familiar acima do limite estabelecido pelo programa. Lembrando aqui que o BPC é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por isso, segundo as regras do programa, é necessário que a renda familiar por pessoa seja de, no máximo, 1/4 do salário mínimo.

Anúncio

Além disso, a não atualização do CadÚnico (Cadastro de Programas Sociais do Governo Federal) pode levar à suspensão ou cancelamento do BPC. A família beneficiada deve manter as informações atualizadas pelo menos a cada dois anos. Cabe ressaltar que o CadÚnico é a porta de entrada a vários  programas governamentais. Mantê-lo atualizado é fundamental para ter acesso ao BPC, mas também ao Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros.

O benefício pode ser suspenso também por solicitação do(da) contribuinte. Por exemplo, a pessoa que queira voltar a trabalhar pode pedir a suspensão do BPC, caso o esteja recebendo.

O que fazer quando o BPC for cancelado ou suspenso?

Geralmente, quando se tem algum motivo em que se possa perder o BPC, o beneficiário ou beneficiária receberá uma notificação. Pode ser pedido algum esclarecimento, relacionado a alguma imprecisão de dados. Nesses casos, beneficiárias ou beneficiários poderão fazer uma defesa administrativa dentro do prazo previsto.

Porém, nos casos em que o INSS suspende o benefício sem realizar a notificação, é possível imperar o Mandado de Segurança. Nesse caso, será preciso procurar a orientação jurídica devida.

Por Elisangela

Elisangela Monteiro - Professora - Entusiasta da Blogosfera!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *