Programa TECPOP Minas MG Cursos Técnicos e Inclusão Digital

TECTOP Cursos e Inclusão Digital MGO Governo de Minas lançou o Programa TECPOP Minas. Ele foi criado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Sede. Assim, o governo estadual amplia suas políticas de inclusão digital e capacitação profissional. A ideia é que o estado disponibilize os recursos para que cada município desenvolva ações no programa.

O programa publicou um edital de chamamento para que prefeituras interessadas possam se inscrever. Ele pode ser lido aqui. Cada cidade mineira terá até o dia 9 de dezembro para aderir ao programa TECPOP Minas. No âmbito do programa, serão disponibilizados dois mil notebooks.

Advertisements

Esses equipamentos serão distribuídos para 100 prefeituras municipais do estado de Minas Gerais.

O programa TecPop Minas (vai ficar no lugar do Uaitec) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 48.305, de 23 de novembro de 2021. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa irá democratizar a tecnologia, o empreendedorismo e o conhecimento para a população mineira.

Advertisements

“Em um mundo cada vez mais conectado em contraponto com a realidade brasileira de acesso restrito à internet e a equipamentos tecnológicos, o Governo de Minas avança para viabilizar o TecPop Minas, projeto que democratiza o uso da tecnologia, propondo não somente a interação entre os cidadãos, mas principalmente servindo como ferramenta para qualificação profissional e, consequentemente, para a inserção no mercado de trabalho”, disse.
Veja o vídeo do Canal Programas Sociais BR sobre este assunto:

Quem poderá participar dos Cursos Técnicos?

A participação da prefeitura municipal no edital está vinculada a um cadastro que deverá fazer antes de solicitar inclusão no programa de Inclusão Digital e Capacitação Profissional . Ele deve ser feito como cadastro usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações do Governo de Minas Gerais . As instruções constam no link www.tecpop.mg.gov.br/.

Advertisements

Um total de 100 prefeituras municipais que preencherem a ficha de inscrição do edital e obtiverem maior pontuação terão acesso aos 2 mil notebooks. Serão 20 computadores a serem distribuídos para cada cidade.

Poderão participar do edital municípios mineiros que tenham até 110 mil habitantes. O estado conta com cerca de 800 municípios. Além do limite populacional, há exigência de se ter uma estrutura física mínima e adequada do imóvel disponível para a execução do programa. Veja a notícia do Governo: www.desenvolvimento.mg.gov.br/noticia/1792/governo-de-minas-lanca-tecpop-e-implementa-inclusao-digital-no-estado

Público alvo e ações a serem desenvolvidas

Cada município que for participar deverá promover ações e ofertas de Cursos Técnicos e inclusão digital nas suas respectivas prefeituras. Elas serão avaliadas na inscrição de cada cidade no edital. Serão avaliados, por exemplo, as ações para colocarem os equipamentos disponíveis para o número mais abrangente possível de pessoas.

O resultado da seleção de municípios será publicado no site da Sede MG e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Novo Pix Possibilitara Compras Parceladas Com Juros Baixos

Novo Pix Possibilitará Compras Parceladas Com Juros Baixos

Não é novidade o sucesso do Pix, criado em novembro de 2020 pelo Banco Central …

Ifood Bolsas de Estudos Entregadores e TI

Ifood Oferece Bolsas De Estudo a Mulheres e Entregadores

A Ifood lançou um programa visando estimular a formação na área de tecnologia e promover …

Acompanhe Inscrições Para Programa Habitacional Agehab GO Pra Ter Onde Morar

O Governo de Goiás, junto À Agência Goiana de Habitação – Agehab GO, tornou permanentes …