Programa TECPOP Minas MG Cursos Técnicos e Inclusão Digital

TECTOP Cursos e Inclusão Digital MGO Governo de Minas lançou o Programa TECPOP Minas. Ele foi criado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Sede. Assim, o governo estadual amplia suas políticas de inclusão digital e capacitação profissional. A ideia é que o estado disponibilize os recursos para que cada município desenvolva ações no programa.

O programa publicou um edital de chamamento para que prefeituras interessadas possam se inscrever. Ele pode ser lido aqui. Cada cidade mineira terá até o dia 9 de dezembro para aderir ao programa TECPOP Minas. No âmbito do programa, serão disponibilizados dois mil notebooks.

Advertisements

Esses equipamentos serão distribuídos para 100 prefeituras municipais do estado de Minas Gerais.

O programa TecPop Minas (vai ficar no lugar do Uaitec) foi instituído pelo Decreto Estadual n° 48.305, de 23 de novembro de 2021. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o programa irá democratizar a tecnologia, o empreendedorismo e o conhecimento para a população mineira.

Advertisements

“Em um mundo cada vez mais conectado em contraponto com a realidade brasileira de acesso restrito à internet e a equipamentos tecnológicos, o Governo de Minas avança para viabilizar o TecPop Minas, projeto que democratiza o uso da tecnologia, propondo não somente a interação entre os cidadãos, mas principalmente servindo como ferramenta para qualificação profissional e, consequentemente, para a inserção no mercado de trabalho”, disse.
Veja o vídeo do Canal Programas Sociais BR sobre este assunto:

Quem poderá participar dos Cursos Técnicos?

A participação da prefeitura municipal no edital está vinculada a um cadastro que deverá fazer antes de solicitar inclusão no programa de Inclusão Digital e Capacitação Profissional . Ele deve ser feito como cadastro usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações do Governo de Minas Gerais . As instruções constam no link www.tecpop.mg.gov.br/.

Advertisements

Um total de 100 prefeituras municipais que preencherem a ficha de inscrição do edital e obtiverem maior pontuação terão acesso aos 2 mil notebooks. Serão 20 computadores a serem distribuídos para cada cidade.

Poderão participar do edital municípios mineiros que tenham até 110 mil habitantes. O estado conta com cerca de 800 municípios. Além do limite populacional, há exigência de se ter uma estrutura física mínima e adequada do imóvel disponível para a execução do programa. Veja a notícia do Governo: www.desenvolvimento.mg.gov.br/noticia/1792/governo-de-minas-lanca-tecpop-e-implementa-inclusao-digital-no-estado

Público alvo e ações a serem desenvolvidas

Cada município que for participar deverá promover ações e ofertas de Cursos Técnicos e inclusão digital nas suas respectivas prefeituras. Elas serão avaliadas na inscrição de cada cidade no edital. Serão avaliados, por exemplo, as ações para colocarem os equipamentos disponíveis para o número mais abrangente possível de pessoas.

O resultado da seleção de municípios será publicado no site da Sede MG e no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Advertisements
Programas Sociais BR

Leia Estes ...

Tarifa Social Econômica Para Famílias

MS Paga Conta De Luz a Famílias Vulneráveis Em 2022

No início de 2022, a tarifa de energia de 152 mil famílias começou a ser …

Programa Renda Melhor Jovem RJ

Rio De Janeiro Retoma Programa Renda Melhor Jovem

O Governo Estadual do Rio retomou o programa Renda Melhor Jovem. O programa, criado pelo …

Vacina-Já Cadastro Para Vacina

Vacina Já Do Governo De SP Canal De Cadastro Para Vacinação Inclusive De Crianças

O Governo de São Paulo criou o canal para fazer cadastramento de vacinação do imunizante …