Programa Ser Família Habitação MT: Saiba Como Funciona

O Programa SER Família, que atende o estado do Mato Grosso, foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. Hoje ele é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Um dos braços dele é o Ser Família – Habitação, voltado a construção de casas populares em parceria com os municípios. O programa foi instituído pela a Lei estadual (11.587/2021) e pelo decreto (1.398/2022),.

Por meio Ser Família Habitação, o Governo de Mato Grosso investe recursos na construção das casas. Os municípios entram com uma contrapartida financeira. Além dessa contrapartida, também cabe ao município a coordenação do cadastro das famílias que serão beneficiadas.

São atendidas, assim, famílias de baixa renda que não conseguem financiar um imóvel.

Até o momento, pelo Ser Família Habitação, foram 45 convênios firmados. Isso implica que vários municípios mato-grossenses já receberam os recursos e estão aptos a dar início às obras. Nessa fase, está prevista a construção de 2.070 casas. O valor repassado pelo Estado até o momento é de R$ 156.200.832,77.

As obras já começaram nos seguintes municípios:

Anúncio
  • Alto Araguaia (50 casas);
  • Alto Paraguai (50 casas);
  • Alto Taquari (50);
  • Jaciara (50);
  • Novo Horizonte do Norte (48) e;
  • Novo São Joaquim (50).

Jaciara, com 60% das obras executadas, é o município com as obras mais avançadas.

Como funciona o programa

Através do Ser Família Habitação, o governo estadual repassa recursos para que os municípios construam casas de interesse social. Esses municípios terão de mapear a selecionar as famílias que serão contempladas. Há também uma contrapartida financeira das cidades atendidas.

Os municípios interessados em participar devem solicitar a adesão junto a Setasc-MT. Será preciso elaborar o plano de trabalho e disponibilizar o terreno para construção das casas. Essas localidades deverão contar com toda a infraestrutura.

As normas gerais podem ser lidas aqui: www.sinfra.mt.gov.br/normas-gerais2.

A Sinfra-MT irá analisar e aprovar o plano de trabalho enviado pelo município. A partir daí, vai elaborar o projeto habitacional. A Secretaria de Infraestrutura será responsável por definir o modelo de unidade habitacional a ser construída. Feito isso, irá formalizar o convênio com o município.

Como obter uma casa construída por meio do Ser Família – Habitação?

Como dissemos, o estado financia o programa que em grande parte é gerido pelos municípios. São eles que deverão mapear as famílias que deverão ser atendidas. Dessa maneira, para obter uma casa pelo Ser Família – Habitação, o jeito mais simples será procurar pelos responsáveis no município sobre políticas de habitação.

Programas Sociais BR
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Inscrições Abertas Para Programa Habitacional Em Goiânia Em 2024

Está disponível desde 14/03 o cadastro virtual para o Programa Moradia Goianiense e Casa da …

São José Dos Campos Tem Inscrições Para Programas De Habitação De Interesse Social

A cidade paulista de São José dos Campos tem, de maneira permanente, cadastro para programas …

Porto Alegre Abre Recadastro No Minha Casa Minha Vida

A prefeitura de Porto Alegre tem aberto um recadastro para pessoas que desejam obter imóveis …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por Favor Assine Notificações Para Você Receber Novos Artigos!! Poderá cancelar a qualquer momento! OK Assinei Não Obrigado