Educa+Manaus: Conheça O Programa Da Prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o projeto Acompanhamento Familiar Circuito do Saber Pró-Saeb. O lançamento ocorreu no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho.

Trata-se de ação piloto, que faz parte das cinco estratégias do programa Educa+Manaus. Este programa busca elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na capital amazonense.

O programa é coordenado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), da Semed. Ele tem como meta incentivar a participação dos familiares de estudantes na educação. Seu foco é em estudantes entre 5°e 9° anos do ensino fundamental. O acompanhamento irá acontecer durante os dias letivos do ano. Neles, haverá atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania.

A iniciativa será sempre aos sábados e irá acontecer de forma quinzenal. Elas irão acontecer em escola polo por Divisão Distrital Zonal (DDZ) e unidades de ensino selecionadas no entorno. A ideia é envolver 160 estudantes a cada edição (DDZ) e 2.240 estudantes no total, em toda a capital amazonense.

O foco será naqueles e naquelas estudantes que apresentam um baixo rendimento escolar.

Programação

Na sua primeira atuação, o Educa+Manaus teve diversas atividades. Houve várias de cunho lúdico, além de aulas diferenciadas de Português e Matemática. Houve também espaços de beleza e bem-estar, oferecendo corte de cabelo, massagem, dentre outros serviços nesse sentido.

Houve espaços kids, com momentos recreativos para crianças de 3 a 5 anos. Também houve ações de assistência social, que contaram com agendamentos para emissão de Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento. Assim, as ações, além de buscarem a melhoria do aprendizado, também impactam com ações sociais diversas nas localidades atendidas.

Importância do programa

O programa Educa+Manaus, lançado na gestão do prefeito David Almeida e da secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, vem para oportunizar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. É muito importante a família estar na escola, entender o processo educacional e daí surgiu a ação acompanhamento familiar Pró-Saeb. Dessa forma, vamos estar juntos integrados e ter um ensino de boa qualidade”, disse o subsecretário de Gestão Educacional da pasta, Junior Mar, na solenidade de lançamento.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas nos sites da própria prefeitura de Manaus, aqui: www.semed.manaus.am.gov.br/?s=educa+manaus.

Nesse sentido, o programa reforça a assistência social em áreas mais pobres de Manaus, além de promover ações de melhoria no ensino e aprendizado.

 

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Do Instituto Federal

Instituto Federal Baiano Abre Novos Cursos Gratuitos

O Instituto Federal Baiano sem oferece diversas vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Esses Cursos Técnicos …

SESI SP Inscrições Abertas

SESI-SP Oferece Curso Gratuito De Programação e Robótica

Crianças e adolescentes com idades entre 8 e 15 anos podem se inscrever em cursos …

Liceu de Ofícios/ Créditos: Guia de Curitiba

Liceu De Ofícios De Curitiba Abre Milhares De Vagas Em Cursos

O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da FAS —Fundação de Ação Social, abriu inscrições …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *