Programa Qualifica Pará Tem Inscrições Para Qualificação Profissional

Qualifica Pará Cursos ProfissionalizantesNesta terça-feira (05/04) serão reabertas as inscrições para os cursos do Programa Qualifica Pará, do governo estadual. Voltado à inserção e reinserção no mundo do trabalho, o programa será coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). O programa irá atender pessoas dos 144 municípios paraenses.

Ao todo, serão 1.452 turmas, com 45 tipos de cursos. Dentre eles, terá destaque para as áreas de serviço e comércio, entre eles o de manutenção de celular, auxiliar de pedreiro, mecânico de moto, pintor de obras, cuidador de idosos, assistente administrativo, culinária básica, informática e outros.

Além da capacitação, o programa ainda prevê um microcrédito. Assim, além da capacitação, o Qualifica Pará visa auxiliar na compra de equipamentos e na estruturação do primeiro negócio de pessoas beneficiadas. O valor do crédito gira entre R$500 a R$5.000. Com efeito, ele será gerenciado pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). As instruções para o acesso ao crédito também estarão disponíveis no site da Secretaria.

Para o acesso ao crédito é obrigatória a apresentação do certificado de conclusão de algum dos cursos do programa. Quem já estiver incluído nos critérios do edital e já enviou documentos por e-mail, deverá aguardar o contato da secretaria.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas no site da Seaster, no endereço www.seaster.pa.gov.br/. No site, há os formulários disponíveis para o programa e as inscrições abrem em 05 de abril. Aqui, você terá a relação dos cursos, a Ficha de Pré Cadastro: www.seaster.pa.gov.br/programa_qualificapara.html.

Mais informações podem ser obtidas em contato com a Seaster, pelo e-mail [email protected] e/ou pelo telefone (91) 3239-1414.

O programa havia sido reaberto no último dia 21/03. Ali, o programa obteve aproximadamente 18 mil cadastros. Nessa nova fase, a Seaster divulgou que receberá 50 mil pré-inscrições.

Como dissemos acima, serão 1.452 turmas e 45 tipos de cursos gratuitos. Eles contemplarão todos os municípios paraenses. A previsão é que eles possam atender aproximadamente 30 mil pessoas. A grade dos cursos é de 80 a 200 horas. Com efeito, ainda haverá auxílio de transporte e lanche no intervalo das aulas.

Importância do programa

O titular da Seaster, Inocencio Gasparim, falou à Agência Pará sobre o Programa: “o Qualifica Pará é um o programa muito importante para aquelas pessoas que estão à procura de um primeiro emprego e também para aquelas que buscam organizar ou melhorar o seu empreendimento. A procura no primeiro momento foi muito alta, então para organizar essa demanda e atender o maior número de pessoas possível, nós estaremos retomando as inscrições.”

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

Cursos Técnicos Da Unesp

Unesp Abre Milhares De Vagas Em Cursos Gratuitos 2024

A Unesp — Universidade Estadual de São Paulo — abriu as inscrições para cinco Cursos …

Avamec Cursos Técnicos Do MEC

MEC Avamec Oferece Mais DE 200 Cursos Gratuitos Online

O MEC — Ministério da Educação —  está oferecendo mais de 200 Cursos Gratuitos e …

Procon

Procon-DF Oferece Curso Gratuito De Educação Financeira

O Procon-DF está oferecendo curso online gratuito de educação financeira. Trata-se de uma iniciativa importante, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *