Programa Minas Forma Abre Vagas Em Cidades Mineiras

O Governo de Minas lançou nesta segunda-feira (20) o Programa Minas Forma. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que foi desenvolvida para oferecer . Os Cursos Gratuitos são voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As turmas do programa estão divididas em 101 municípios do estado, e podem se ampliar. A Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais) é responsável pelo programa Minas Forma. O programa é desenvolvido junto com parceiros do poder público estadual.

Minas Forma começa pelo Turismo

O Programa Minas Forma terá início com a disponibilidade 8,1 mil vagas. Elas serão divididas em 356 turmas, distribuídas em 101 municípios mineiros Nesta fase, as vagas oferecidas serão para os setores de Turismo e Cultura, com foco no comércio e serviços. Essa fase contará com o apoio da Secult-MG (Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais).

A intenção é formar pessoas que possam atuar no setor do turismo e cultura em Minas Gerais. Trata-se de um setor aquecido da economia mineira, que demanda por mão de obra. Contudo, nem todas as regiões do estado contam com um contingente robusto de pessoas capacitadas para atuarem.

Minas Gerais é líder de crescimento do turismo no Brasil. O estado contou com 31 milhões de turistas recebidos em 2023. Por isso, o estado ocupou o primeiro lugar na variação do volume da atividade turística acumulada nos últimos 12 meses. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em novas fase do programa Minas Forma, outros setores da economia deverão ser contemplados.

Acompanhe Os Benefícios Para Você De Minas, Veja

Bolsa Auxílio para pessoas matriculadas

Os cursos do Minas Forma são práticos, com carga horária que varia entre 35 horas/aula e 100 horas/aula. Nesses cursos, estudantes com matrícula regular farão jus ao pagamento de bolsa-auxílio.

Os valores do auxílio do Minas Forma variam entre R$210,00, para as turmas de 35 horas, e R$600,00, para as turmas de 100 horas. Os valores serão pagos mediante presença regular em sala de aula.

Como se inscrever?

Os CRAS (Centros de Referência da Assistência Social ) de cada município contemplado ficarão responsáveis pela mobilização do público interessado. Além disso, é com eles que serão feitas as inscrições. A lista dos CRAS disponíveis em Minas Gerais é oferecida no site da Sedese, secretaria responsável pelo Minas Forma — social.mg.gov.br/politica-de-privacidade/115-assistencia-social/913-centros-de-referencia-em-assistencia-social-cras. Ou veja a notícia do Governo: www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/governo-de-minas-lanca-programa-de-capacitacao-profissional-gratuita-em-101-cidades.

O Minas Forma funcionará mediante parcerias, como dissemos. Assim, haverá envolvimento dos CRAS, lideranças locais, prefeituras e outros agentes locais para a promoção do programa. As formações devem acontecer junto a instituições parceiras.

Programas Sociais BR Programas Sociais BR Stories
Pesquise Artigos

Leia Estes ...

IFMT Oferece Curso Online Gratuito De Redação Do Enem

+++O IFMT — Instituto Federal do Mato Grosso — oferece um curso online gratuito de …

MEC Lança Curso Gratuito Para Formar Professores De Português

O MEC lançou um Curso Gratuito, para a formação de educadores e educadoras, voltado para …

Plataforma Rio On Tem Inscrições Para Cursos Gratuitos

A Plataforma Rio On está com inscrições abertas para mais de 1.200 vagas em cursos …