O Governo Federal anunciou uma nova medida sobre o programa Desenrola Brasil. A ação, promessa de campanha do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o maior programa de renegociação de dívidas do país. Agora, a adesão a ele foi prorrogada por mais 60 dias. Dessa maneira, muitas famílias podem renegociar suas dívidas.
Saiba mais aqui.
Desenrola Brasil prorrogado por 60 dias
O Governo Federal anunciou que pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com dívidas de até R$ 20 mil, terão mais 60 dias para aderir ao Programa Desenrola Brasil.
A prorrogação do prazo de adesão ao Desenrola Brasil Faixa 1 foi decidida pela Medida Provisória (MP) 1.211/2024. Trata-se de uma MP que foi renovada por decisão do Congresso Nacional. Agora, mais pessoas poderão se beneficiar do programa, que já teve milhões de adesões.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, 15 milhões de pessoas da faixa 1 já foram beneficiadas pelo Desenrola Brasil. Ao todo, as renegociação já somaram mais R$ 52 bilhões em dívidas. As pessoas inadimplentes negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 tiveram acesso a descontos médios de 83%.
O endividamento vinha sendo um dos principais problemas enfrentados pelas famílias brasileiras. Juros altos, combinados com a depressão econômica e queda na renda levaram a esse quadro. Programas como o Desenrola Brasil e a recuperação da economia a partir de 2023 vêm mudando essa situação.
Como funciona o Desenrola?
O programa Desenrola Brasil permite que o saldo negociado seja quitado sem entrada e em até 60 parcelas. Além disso, é possível reunir mais de uma dívida com diferentes credores. Para aderir a ele, existem várias opções possíveis.
A negociação pelo Desenrola Brasil pode ser feita pela plataforma do programa com uma conta gov.br. Outra opção possibilita a negociação pelos canais de atendimento de agentes financeiros credenciados como Serasa Limpa Nome. Além disso, pelos aplicativos do Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal há opções de adesão ao Desenrola.
Pela previsão anterior da MP do programa, o fim do prazo do Desenrola Brasil ocorreu nesta segunda-feira, 20/05. Até a manhã desta terça-feira, 21/05, havia uma mensagem no site do programa informando seu encerramento. Em breve, ela deve ser atualizada.
O Ministério da Fazenda ainda não informou quando que o programa será retomado, mas isso deve acontecer a qualquer momento. Enfim, trata-se de uma nova oportunidade das famílias enfrentarem o endividamento.
Elisangela Monteiro – Professora – Entusiasta da Blogosfera!!
Pesquise Artigos